A beleza da cor

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A cada minuto, são vendidos 235 cosméticos no mundo. A maior parte - 173 - é de esmaltes, batons, diferentes itens de maquiagem. E como coloração de cabelos tem adeptos em todos os lugares, tinturas respondem por 63 do total. No ano passado foram vendidas 7, 4 bilhões de unidades, sendo 74% de cosméticos e 26% cremes e tintas capilares. Um mercado que movimentou € 46,5 bilhões em 2011. A venda de produtos de beleza praticamente dobrou (aumentou 95,8%) nos últimos 15 anos. O que mais cresceu foi a coloração para cabelos: 123,8%.

 

Esses dados foram apresentados em Paris, na semana passada, em encontro da divisão de grande público da L'Oréal com jornalistas do mundo inteiro batizado de "A beleza da cor". Um dos destaques foi a pesquisa realizada pela líder mundial dos cosméticos sobre o peso das emoções nas decisões da mulher (e do homem também, por que não?) na hora de comprar produtos de beleza. Há mulheres que querem ficar mais atraentes, outras mais fashion ou sofisticadas. Mas há, também, aquelas que querem ficar belas, mas de forma bem natural. Há, ainda, as que buscam ter um ar saudável, com muita energia. Foram ouvidas 12 mil mulheres em 12 países. A ideia foi entender cada vez mais os desejos. A pesquisa mostrou que as chinesas têm preocupação central com a pele. Querem o rosto rosado, com ar de saudável. As indianas, além da pele, buscam que os longos cabelos sempre pareçam sedosos. Já as brasileiras buscam "beleza higiênica". Unhas feitas, dentes brancos, cabelos com movimento. Valorizam as curvas do corpo e adotam códigos da aparência ligados à sensualidade. Um destaque foi a constatação de que no Brasil, as mulheres tomam dois banhos por dia.

Na semana passada, a americana Essie Weingarten estava feliz da vida em Paris, no evento da L'Oréal. Criadora dos esmaltes de unhas Essie, ela estava animadíssima com o anúncio de que seus produtos chegam ao Brasil em 2013. Afinal, trata-se do maior mercado do mundo do segmento em volume e o segundo em valor. "As brasileiras não precisarão voltar de Nova York com a bolsa cheia dos meus esmaltes", disse ela. A L'Oréal comprou a Essie em 2010 por valor não revelado. E a fundadora hoje é diretora de criação. A linha Essie, criada em 1981 em Nova York, é a primeira em vendas no mercado profissional americano e queridinha de brasileiras que só têm acesso ao produto fora do país. São 250 cores diferentes, desde os tradicionais tons de vermelho, laranja e bege agora enfrentando a concorrência de diferentes tons de azul, verde, amarelo e preto da nova geração que passou a colar desenhos com muitos brilhos cintilantes. A linha Essie está em 250 mil salões de beleza em 101 países e vende cerca de 30 milhões de vidrinhos de esmalte por ano. O nicho é para mulheres de alto poder aquisitivo. As líderes no Brasil são as populares Risqué (Hypermarcas) e Colorama (L'Oréal).

A bela atriz americana Juliane Moore é o mais novo rosto da L'Oréal Paris. Ela será "embaixadora da marca" e vai divulgar a a nova linha de cremes Cellular Renaissance. Os produtos, com lançamento marcado para 2013, protegem e estimulam a pele do rosto das mulheres de 50 anos, mas podem ser usados antes disso. Juliane faz 52 em 3 de dezembro. A população do mundo está envelhecendo e ainda mais, muito pouca gente gosta de ter rugas, por isso mesmo, a multinacional francesa, prevê um crescimento rápido não só de cremes, como maior gasto per capita com coloração nos cabelos e maquiagem. A linha Renaissence Celulaire foi apresentada com a presença de Juliane semana passada em Paris, no Hotel d'Evreux, na Place Vendôme. Na ocasião, foi detalhadamente explicado efeito do Revitalift Laser 4. O creme tem Natecium DHC, um protetor de células. Promete regenerar a pele trazendo na fórmula antioxidantes e sementes indianas



Veículo: Valor Econômico


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