Campinas foi escolhida por cinco empresários italianos, descendentes de sorveteiros da província de Belluno, região do Vêneto, na Itália, para lançar mundialmente a marca Bella Idea Autentico Gelato Italiano. Campinas, a exemplo de Curitiba, apresenta o perfil ideal para o lançamento de novos produtos e marcas. O ponto de venda, de 170 metros quadrados, é uma loja-conceito e a partir dela o empreendimento será expandido para o restante do país. Os investimentos iniciais somam R$ 700 mil e a projeção de retorno do capital é para daqui a dois anos. A Bella Idea tem capacidade para produzir até 300 quilos de gelatos por dia.
O sócio proprietário da Bella Idea, Davide Franzin, disse que o projeto estava em estudo há dois anos e foram feitas pesquisas em algumas cidades para lançar a marca no Brasil. "Escolhemos Campinas porque hoje é uma cidade que cresce muito. Tem um desenvolvimento muito grande somado à expansão de Viracopos e das empresas da região. Escolhemos o Cambuí, que é um bairro nobre de Campinas, porque tem muita gente que viaja para a Europa e conhece a qualidade do produto", explica.
O projeto consiste na abertura de mais três unidades próprias em dois anos. A ideia é abrir uma loja no Shopping Iguatemi em Campinas e duas lojas em São Paulo nos bairros Jardins e Itaim. Davide Franzin descarta a possibilidade de transformar o empreendimento numa franquia. "A franquia seria complicado da nossa parte sob a questão da qualidade. O produto é feito de maneira artesanal diariamente e precisa de muito trabalho e muita paixão. Ele é produzido na própria loja e não posso centralizar a produção porque vou perder a qualidade do produto", diz.
Davide Franzin afirma que a concepção do empreendimento foi embasada nas tendências do segmento de gelatos nas cidades de Milão, Roma, Florença e principalmente Veneza e Turim. Franzin disse que a ideia é fazer o que existe nos melhores restaurantes do mundo utilizando 100% de frutas brasileiras com matéria prima de qualidade. A avelã da variedade Tonda Gentile é cultivada no Piemonte; o pistache vem de Bronte, na Itália; a baunilha é importada de Madagascar e o chocolate vem da Bélgica (marca Callebaut) e Venezuela. David Franzin afirmou que na Europa o gelato é um alimento. Pesquisas feitas por nutricionistas indicam que o gelato é um alimento completo com proteínas e vitaminas. Para se ter ideia, 100g do produto têm menos calorias que uma mussarela.
O maquinário é importado da Itália e possibilita produzir até 300 quilos do produto por dia, em 16 diferentes sabores O preço varia de R$ 7,50 (100g), a R$ 9,00 (150g), ambos com até dois sabores e R$ 11,00 (200g), com até três sabores. Ao transportar para o Brasil a tradição na fabricação artesanal de gelato, os empresários mantiveram as receitas criadas há 100 anos pelos antepassados de seus nonnos, propriedades intelectuais que garantem a qualidade, por exemplo, da stracciatella, de sabor parecido com o nosso sorvete de flocos.
Os gelatos da Bella Idea são produzidos diariamente, à vista dos clientes, livres de gordura trans e hidrogenada, sem corantes ou aromatizantes artificiais. O creme de leite fresco e o leite tipo A utilizados no preparo das receitas são do Laticínio Ati Latte, cujo processo de produção é realizado na Fazenda sustentável Atibainha, em Itatiba. Já os cafés são da torrefadora italiana Illy Café
Veículo: DCI