Minas se consolida como maior produtor de própolis

Leia em 2min 40s

O Estado de Minas Gerais ocupa, desde o ano de 2000, a posição de maior produtor de própolis do país e é atualmente responsável por quase 70% da quantidade total da substância em todo o Brasil. Enquanto a produção nacional gira em torno de 40 toneladas anuais, Minas, sozinha, coleta 29 toneladas por ano.

O presidente da Federação Mineira de Apicultura, Irone Martins Sampaio, afirma que há diferentes fatores que explicam a liderança do Estado no segmento, entre eles a rentabilidade e a procura internacional pela própolis. "Enquanto um quilo de mel é vendido a R$ 5,00, um quilo da própolis sai a R$ 150,00. O mel só é coletado duas vezes ao ano e a própolis, toda semana. Além disso, Minas tem se tornado referência mundial na qualidade de sua própolis e hoje esse já é o produto apícola com maior volume em exportações", informa Sampaio.

De acordo com ele, estudos feitos no Japão consideram as propriedades terapêuticas da própolis e identificaram princípios ativos que possuem desde ação antibacteriana até função cicatrizante e regeneradora de tecidos. E, mesmo que os produtos apícolas sejam destinados à alimentação, seu uso como complemento medicinal tem incentivado o comércio com outros países, sobretudo na Ásia.

"A própolis é o (filet mignon) dos produtos apícolas e o mercado é altamente favorável a ela. A tendência é que a procura internacional aumente, inclusive em função das novas descobertas contra doenças. Para se ter uma ideia, a própolis de Minas possui um princípio ativo a mais que a própolis de outros estados. Esse princípio ajuda a combater tumores e inclusive o tumor cancerígeno. Trata-se do fenólico Artepelin C. Esse fenólico tem como origem botânica o Alecrim do Campo. Em algumas regiões a própolis verde tem 1% de ‘Artepelin C’, em certas regiões de Minas ela chega a 11,6%. Por tudo isso, o comércio da própolis é um grande negócio", enfatiza Sampaio.

Outros motivos que colaboram para a boa posição mineira no ranking de produção de própolis envolvem a boa condição climática do Estado, com altitude média e temperatura ideias para a substância, bem como a profissionalização do setor e o uso de equipamentos inteligentes para a coleta e armazenam da produção.

O presidente da Femap também analisa a recente Pesquisa da Produção da Pecuária Municipal, divulgada pelo IBGE e que aponta Minas Gerais como a sexta maior produtora de mel do país. "Esse ranking considera apenas o mel, mas é preciso ter em mente a vocação das abelhas para outros produtos. Se o apiário estiver localizado em uma região onde a biodiversidade não é favorável à produção do mel ou outra substância, não adianta utilizar essa substância específica como parâmetro", defende.

No caso de Minas, mesmo sem ter o mel como foco, os apicultores conseguem coletar sete mil toneladas do produto, considerando que uma colmeia, quando é muito produtiva, rende 20 quilo de mel por ano. Além disso, no estado, o mel é um subproduto utilizado para garantir a produção da própolis e muitas vezes é deixado nas próprias colmeias para fortalecer as abelhas. "Investir em mel não é vantajoso para Minas mas, se ele fosse tão competitivo quanto a própolis, nós também teríamos uma posição de destaque", afirma Sampaio.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Mercado de algodão tem baixo volume de negócios

Os produtores seguraram os lotes melhores, esperando por preços mais atrativos na entressafra.O mercado brasileir...

Veja mais
Preço pago ao produtor leiteiro manteve alta em novembro

Tendência é de estabilidade nos valores ao longo do mês de dezembro.O preço recebido pelo pecu...

Veja mais
Ano ruim para transportadores de cargas

Com indústria estagnada, produção agropecuária permitiu equilíbrio do setor ao longo ...

Veja mais
Maiores exportadores de açaí para os Estados Unidos querem investir no mercado brasileiro

Comido junto com as refeições no Pará, a fruta tornou-se popular em outros estados do Brasil a part...

Veja mais
Para as mães trabalhadoras, um salário 11% menor

O principal motivo para a diminuição da população brasileira - a queda da taxa de fecundidad...

Veja mais
Guerra de preço nos cigarros

De um lado está a Souza Cruz, com 74% das vendas nacionais de cigarro, em volume. De outro, a Philip Morris, com ...

Veja mais
Após PIB fraco, varejo já espera um Natal morno

Calote e endividamento em níveis elevados dificultam o crescimento das vendasAs vendas de Natal ainda não ...

Veja mais
Apes realiza Carrinho de Ouro 2012 e premia presidente da Abras, Sussumu Honda, com troféu sócio-honorário

A Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) realizou ontem (29/11) , em Recife (PE), jantar para cel...

Veja mais
MDIC realiza primeiro simpósio nacional do setor terciário

* Wagner Hilário, de Brasília     O 1º Simpósio Brasileiro de Políticas P&...

Veja mais