Quem não abre mão de presentear com o mimo deve ficar atento às opções disponíveis nas prateleiras. Mesmo com o aumento médio de 18,6% nos preços, é possível fazer a festa sem comprometer o bolso
Apesar do aumento dos preços dos importados, o tradicional comércio de cestas com produtos natalinos segue a todo vapor. Mesmo custando até 18,6% mais caro, como aponta pesquisa recente da Fundação Getulio Vargas (FGV), o mimo desponta entre as principais opções de presentes neste fim de ano. Faltando apenas dez dias para o Natal, ainda há cestas nos supermercados e lojas especializadas do Recife para todos os bolsos: até para os consumidores que estão dispostos a pagar R$ 4,5 mil pelo combo com vinhos, frios, biscoitos e outros itens de luxo.
Em meio a tantas opções oferecidas pelo mercado, é preciso ter paciência para chegar aos melhores preços. Principalmente porque a disponibilidade do 13º salário, nesta época, provoca uma inflação natural no varejo. A professora Silvana Silveira, do curso de Ciências Contábeis da Uninassau e do Instituto Pernambucano de Ensino Superior (Ipesu), diz que os consumidores que desejam economizar devem se espelhar no comportamento das empresas. “O ideal é comprar antecipadamente os produtos, porque, quando chega o fim do ano, há um aumento natural”, lembra.
“Esta é a hora de pesquisar o preço de cada item, para ver se vale a pena comprar uma cesta inteira ou os produtos avulsos. Compondo a própria cesta, o consumidor tem maior chance de escolher as marcas mais acessíveis, o que ajuda bastante a economizar”, orienta Silvana.
Com preços que variam de R$ 25,90 a R$ 64,90, o supermercado Extra sugere quatro tipos de combinações para os clientes. A Classic, por exemplo, é composta por 15 itens, entre panetone de frutas, biscoito, maionese e massa fusili. Já a Qualitá oferece 16 produtos da marca que dá nome à cesta — do molho de tomate ao suco pronto. Composta por 20 ingredientes, a Premium traz opções mais refinadas, como vinho tinto e frutas secas, opção que deve atingir público semelhante ao que opta pela cesta Vip, que traz 24 itens, como pêssego em calda, panetone, farofa temperada, nozes e biscoito.
Para quem está pensando em dar uma cesta de presente neste Natal, há uma opção interessante para os consumidores mais práticos (ou indecisos): o vale-cesta. Mas se o cliente é corporativo, tem outro atrativo, que são os descontos. Nas compras acima de cem cestas, o cliente ganha 10% de abatimento. Se forem dez, o desconto cai para 5% sobre o valor total da compra.
Assim como o Extra, o supermercado Pão de Açúcar aderiu à flexibilidade para o consumidor fazer a festa no Natal. O gerente da unidade no Parnamirim, Ronaldo Trigueiro, ressalta que o consumidor pode, inclusive, fazer uma seleção personalizada dos produtos.
“A combinação de produtos é apenas uma opção. Não está montada no supermercado, porque o cliente fica aberto a escolher os produtos que preferir. Já recebemos, inclusive, uma cliente que montou uma cesta só com cervejas para presentear o pai, que é amante da bebida”, exemplifica Trigueiro, que diz que são nove as ofertas do Pão de Açúcar.
A cesta a Harmonia, tem dez itens e custa R$ 139; a Generosidade, com 13 produtos, sai por R$ 189; Paz, que inclui 15 atrativos, custa R$ 250; Fraternidade, por R$ 249, oferece 12 produtos; a cesta Felicidade custa R$ 299 e tem 19 itens; e as cestas Esperança, Prosperidade e Sonhos têm 19, 26 e 30 produtos, pelo preço de R$ 319, R$ 459 e R$ 599, respectivamente. A cesta Alegria, por fim, inclui quatros vinhos, sendo dois nacionais, e um espumante Club des Sommeliers, a partir de R$ 75. De acordo com o grupo, a expectativa do Extra e do Pão de Açúcar para este fim de ano é crescer 10% na venda de cestas em relação ao mesmo período de 2011.
Na Lacomex, o Natal parece ter começado mais cedo. É que, apesar de a campanha de divulgação das cestas ter iniciado em dezembro, as empresas se anteciparam e, logo em outubro, já garantiram preços menores. “As empresas foram as primeiras a procurarem a Lacomex, mas acreditamos que as pessoas físicas só devem impulsionar a procura por cestas de Natal depois da campanha de divulgação”, prevê a supervisora de marketing, Byanca Tavares.
Fora do tradicional
Quem quer economizar neste pode fugir da cesta e optar pelo tradicional kit. No RM Express, ele figura nas prateleiras ao lado de 16 tipos de cestas. Por um preço mais acessível (R$ 50), inclui sidra, azeite português, azeitona, arroz, macarrão, farinha de mandioca, flocos de milho, feijão, colorífico, mistura para bolo, gelatina em pó, café, biscoitos salgado e doce, goiabada, leite em pó, molho de tomate, sardinha e refresco.
Veículo: Diário de Pernambuco