Além dos presentes da árvore, a falta de produtos no mercado atinge também a ceia de Natal. A pesquisa de preços das carnes mais procuradas para a ceia, do Procon de Florianópolis, demora a sair pela dificuldade de encontrar produtos de certas marcas nos supermercados, segundo informou o departamento de fiscalização do órgão de defesa do consumidor da Capital.
O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, garante que não faltam produtos nas indústrias. Ele acredita que o problema está nos altos preços das aves e dos cortes suínos, que subiram em função da escassez do milho e da soja usados na ração dos animais. Segundo ele, é provável que os supermercadistas estejam deixando de comprar algumas marcas.
Foi o que confirmou Zefiro Giassi, dono da rede de supermercados Giassi, a segunda maior do Estado. O empresário conta que o preço do peru da Sadia, a mais conhecida das marcas para o produto, está muito acima do das outras, mesmo nas vendas em grande quantidade. O mercado optou, então, por privilegiar o peru de outros rótulos, segundo Giassi.
O supermercadista afirma que o valor das aves está 15% mais alto neste Natal do que os valores registrados no do ano passado. A aumento para os suínos é ainda maior: cerca de 40%. Para ele, outro motivo para a falta de alguns produtos no supermercado, hoje, é que o abastecimento completo das carnes vai acontecer somente na última semana antes do Natal, uma escolha dos fornecedores para este ano.
De qualquer maneira, segundo o empresário catarinense, não dá para armazenar esse tipo de produto por muito tempo para não comprometer a qualidade. Giassi afirma, também, que a procura dos consumidores está maior nesse Natal do que a registrada no ano passado.
Veículo: Diário Catarinense