Yakult deixa de operar no mercado argentino

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A fabricante de bebida láctea Yakult encerrou sua operação na Argentina. Em comunicado ao mercado, a matriz, sediada no Japão, informou que a operação argentina não era rentável.

"A Yakult Argentina começou a vender 'Yakult' em maio de 1997, importando produtos do Brasil. No entanto, uma vez que não foi possível estabelecer uma base de negócios na Argentina e não vemos qualquer perspectiva de rentabilidade, decidimos dissolver a empresa", diz o comunicado.

A empresa informa que "os efeitos da dissolução da subsidiária no nosso desempenho de negócios consolidado serão mínimos". O site da empresa estampava ontem a seguinte informação: "Lamentavelmente, a empresa deixou de operar na Argentina. Agradecemos o apoio". A empresa empregava 70 pessoas e o faturamento não superava US$ 20 milhões ao ano.

A operação da Yakult na Argentina, iniciada em 1997, era relativamente pequena em um mercado de bebidas lácteas dominados por gigantes como Sancor, La Sereníssima, Nestlé e Danone. Cerca de 1,6% do que a Yakult fabrica no Brasil era exportado para Argentina e Uruguai.

O setor de bebidas lácteas está passando por um momento relativamente bom na Argentina, movido pelo mercado interno, em um ano de retração industrial. Segundo dados oficiais, a indústria láctea argentina teve um crescimento de produção física acumulado de 1,3% nos dez primeiros meses do ano, em relação a igual período no ano passado. É um percentual acima do registrado para o setor industrial como um todo, que teve uma retração acumulada de 0,9%.

"Trata-se de uma situação muito particular, que não remete a nenhuma crise sistêmica. Mas faz tempo que perdemos o rastro deles", disse o gerente geral da Câmara da Indústria do Leite, Jorge Cecco, que reúne as trinta maiores empresas do setor. A Yakult se desvinculou desta entidade em 2007.

A Yakult no Brasil importa da Argentina entre 60% e 70% do leite que usa, disse em julho ao Valor Ichiro Amano, presidente da Yakult do Brasil. Ao contrário da operação argentina, a brasileira dá lucro. O Brasil é hoje o sétimo mercado do grupo, atrás de Japão, Coreia, México, China, Indonésia e Tailândia. A operação brasileira faturou R$ 400 milhões no último ano fiscal, cerca de 4% do total do grupo. No ano fiscal encerrado em março de 2012, a receita no Brasil aumentou 12%.

Ninguém atendeu a chamados ontem nos telefones registrados como da Yakult na Argentina. A Yakult está presente em 32 países.



Veículo: Valor Econômico


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