Fabricantes esperam aumento de 20% nas vendas este ano
O Natal já é considerado a segunda Páscoa para fabricantes de chocolate. No ano passado, nada menos que 128 mil toneladas toneladas foram produzidas nesta época. Este ano, esse número deve ser batido. O Natal só perde para a produção de chocolate na Páscoa, quando saíram das fábricas 476 mil toneladas de produtos este ano. Os fabricantes de chocolates dizem que o produto passou a concorrer com presentes de Natal tradicionais como brinquedos, roupas, eletrodomésticos na preferência dos brasileiros. O preço acessível é um dos atrativos. Por isso, os fabricantes esperam que neste Natal as vendas cresçam pelo menos 20% em relação ao ano passado.
Nesta época, os coelhos de chocolate dão lugar nas prateleiras aos papais noéis recheados. Também há botas, caixas de bolas de Natal, bonecos de neve recheados de marshmallow e até cartões feitos de chocolate com mensagens de boas festas.
— O hábito de dar chocolates no Natal vem crescendo nos últimos anos. Em 2011, por exemplo, tivemos uma expansão de 11,6% na produção em relação a 2010. Para este ano, também esperamos crescimento — diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
O Brasil já é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo, segundo a Abicab.
Vendas de fim de ano foram 26% do faturamento no ano passado
No Grupo CRM, responsável pelas marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, 50% do volume previsto para o Natal foram vendidos até o último fim de semana. A empresa apostou em 57 lançamentos e numa produção 48% maior em relação ao ano passado.
— As vendas ficam muito concentradas na última semana antes do Natal – afirma Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do grupo.
Em 2011, as festas de fim de ano representaram 26% do faturamento do grupo, ficando atrás só da Páscoa
— Páscoa e Natal representam para nós 65% das vendas. E entramos com produtos novos para chegar a este resultado – explica Renata.
Para a Chocolates Garoto, o período natalino representa mais de 20% do volume anual em vendas. O resultado é puxado pela linha gifting e pela tradicional caixa amarela de bombons, líder em market share da categoria. Outra fabricante, a Top Cau prevê um aumento de 7% no período.
Segundo Ubiracy Fonseca, a produção de chocolates no país aumentou 4,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2011.
— O setor vai bem. E o custo benefício de presentear com chocolate é bom. Sem falar que o produto é bem aceito — diz Fonseca.
Veículo: O Globo - RJ