Natal já é a segunda Páscoa para fabricantes de chocolate

Leia em 2min 10s

Fabricantes esperam aumento de 20% nas vendas este ano


O Natal já é considerado a segunda Páscoa para fabricantes de chocolate. No ano passado, nada menos que 128 mil toneladas toneladas foram produzidas nesta época. Este ano, esse número deve ser batido. O Natal só perde para a produção de chocolate na Páscoa, quando saíram das fábricas 476 mil toneladas de produtos este ano. Os fabricantes de chocolates dizem que o produto passou a concorrer com presentes de Natal tradicionais como brinquedos, roupas, eletrodomésticos na preferência dos brasileiros. O preço acessível é um dos atrativos. Por isso, os fabricantes esperam que neste Natal as vendas cresçam pelo menos 20% em relação ao ano passado.

Nesta época, os coelhos de chocolate dão lugar nas prateleiras aos papais noéis recheados. Também há botas, caixas de bolas de Natal, bonecos de neve recheados de marshmallow e até cartões feitos de chocolate com mensagens de boas festas.

— O hábito de dar chocolates no Natal vem crescendo nos últimos anos. Em 2011, por exemplo, tivemos uma expansão de 11,6% na produção em relação a 2010. Para este ano, também esperamos crescimento — diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

O Brasil já é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo, segundo a Abicab.

Vendas de fim de ano foram 26% do faturamento no ano passado

No Grupo CRM, responsável pelas marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, 50% do volume previsto para o Natal foram vendidos até o último fim de semana. A empresa apostou em 57 lançamentos e numa produção 48% maior em relação ao ano passado.

— As vendas ficam muito concentradas na última semana antes do Natal – afirma Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do grupo.

Em 2011, as festas de fim de ano representaram 26% do faturamento do grupo, ficando atrás só da Páscoa

— Páscoa e Natal representam para nós 65% das vendas. E entramos com produtos novos para chegar a este resultado – explica Renata.

Para a Chocolates Garoto, o período natalino representa mais de 20% do volume anual em vendas. O resultado é puxado pela linha gifting e pela tradicional caixa amarela de bombons, líder em market share da categoria. Outra fabricante, a Top Cau prevê um aumento de 7% no período.

Segundo Ubiracy Fonseca, a produção de chocolates no país aumentou 4,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2011.

— O setor vai bem. E o custo benefício de presentear com chocolate é bom. Sem falar que o produto é bem aceito — diz Fonseca.


Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Argentina vai manter restrições no mercado de câmbio

O governo de Cristina Kirchner não pretende afrouxar as fortes restrições impostas ao mercado de c&...

Veja mais
Semestre de trabalho intenso à espera das festas de final de ano

Produtores de aves e suínos, fabricantes de brinquedos, especiarias e espumantes representam setores da ind&uacut...

Veja mais
Eletrodomésticos só poderão ser vendidos com selo de segurança

Objetivo do Inmetro é retirar do mercado, a partir de 1º de janeiro, mais de 140 tipos de aparelhosCafeteira...

Veja mais
Em São Paulo, consumidores fazem compras de última hora

Como de costume, o paulistano deixou para última hora as compras dos presentes de Natal e também dos ingre...

Veja mais
Invasão de leite em pó uruguaio assusta produtor brasileiro

Importação de produto de país vizinho quase dobra em novembro, e setor brasileiro cobra governoAssu...

Veja mais
Roupas e brinquedos lideram lista de compras

Roupas e brinquedos são os principais itens de compra para este Natal e eles lideram a lista de presentes de toda...

Veja mais
Estrangeiras terão que pagar mais caro para entrar no varejo de remédios

Ações de Brazil Pharma e Raia Drogasil sofrem forte valorização e puxam preços de aqu...

Veja mais
Setor de panificação tem crescimento

Segmento deve faturar R$ 7 bi em 2012Cifra do setor em Minas Gerais representa um incremento de 15% em relaç&atil...

Veja mais
Venda de games impulsiona crescimento e atrai PMEs

O mercado de games está se tornando um novo nicho de operação para as pequenas e médias loja...

Veja mais