Setor de panificação tem crescimento

Leia em 2min 30s

Segmento deve faturar R$ 7 bi em 2012

Cifra do setor em Minas Gerais representa um incremento de 15% em relação ao exercício passado.

O setor de panificação em Minas Gerais deve fechar 2012 com faturamento de cerca de R$ 7 bilhões. A cifra representa crescimento de 15% em relação ao exercício passado. No cenário nacional, levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria a Panificação (Abip) mostrou que as empresas de panificação e confeitarias brasileiras faturaram cerca de R$ 70 bilhões este ano, crescimento de 11,3% com relação a 2011.

O presidente da Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão), José Batista de Oliveira, no entanto, não acredita que o setor como um todo registrou esse crescimento em Minas Gerais. "Empresas que realizam um trabalho voltado para a inovação do mix de produtos e para o atendimento de qualidade podem ter alcançado crescimento nesse nível, mas não é a realidade de todo o setor", diz.

Em 2011, a panificação mineira movimentou R$ 6,08 bilhões. A cifra de R$ 7 bilhões estimada para 2012 representa então crescimento em torno de 15% sobre o ano passado. Oliveira explica que Minas Gerais representa 10% do mercado nacional e que a cifra é estimada em cima dos números levantados pela Abip. Para ele, o crescimento de 11,3% no mercado nacional também não é uma realidade de todo o setor.

Um dos gargalos que impede o crescimento da panificação em Minas Gerais é a falta de mão de obra. Para Oliveira, a situação de pleno emprego que a capital mineira vive dificulta a contratação de pessoal pelas cerca de 1,1 mil empresas do setor instaladas na cidade. " complicado formar uma boa equipe, pois o funcionário entra em um dia e sai no outro. A rotatividade é muito grande", reclama. A panificação mineira gera cerca de 80 mil postos de trabalho.

Mudanças - Oliveira afirma também que a panificação mineira está passando por mudanças. "As empresas estão buscando novos nichos de mercado, sobretudo na área de gastronomia. Elas estão investindo em café da manhã, almoço e happy hour. Esse movimento é bastante positivo e necessário para o crescimento", observa.

Outra tendência que ele destaca é de crescimento dos produtos de fabricação própria dentro das padarias. O hábito por uma alimentação mais saudável, com produtos frescos e feitos na hora vai impulsionar o setor. "Nesse quesito a padaria é bastante ágil, pois a interface com o cliente acontece o tempo todo", avalia.

Para ele, são esses fatores que possibilitaram que algumas empresas do setor crescessem em 2012 e que continuarão impulsionando as vendas da panificação no próximo ano. " um trabalho que está apenas começando, mas esse conceito de gastronomia vai acelerar o setor nos próximos anos", conclui.

Segundo números da Amipão, o setor gera em Minas aproximadamente 120 mil empregos somando diretos e indiretos nas cerca de 9 mil empresas formalizadas e 14 mil pontos de venda.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Roupas e brinquedos lideram lista de compras

Roupas e brinquedos são os principais itens de compra para este Natal e eles lideram a lista de presentes de toda...

Veja mais
Estrangeiras terão que pagar mais caro para entrar no varejo de remédios

Ações de Brazil Pharma e Raia Drogasil sofrem forte valorização e puxam preços de aqu...

Veja mais
Venda de games impulsiona crescimento e atrai PMEs

O mercado de games está se tornando um novo nicho de operação para as pequenas e médias loja...

Veja mais
Importação de lácteos continua a crescer

Apesar da produção nacional recorde de 32,5 bilhões de litros de leite em 2012, 3% superior a do an...

Veja mais
Consumo cai e sul da Europa terá Natal austero

O Natal será sombrio este ano em todo o sul da Europa, a região mais atingida pela crise da dívida ...

Veja mais
Genéricos conquistam cada vez mais espaço

Não são somente as ações das redes de drogarias que estão em alta. As vendas destas v...

Veja mais
Brasil centraliza pesquisas da Johnson & Johnson

CPT da empresa será o responsável global para criar produtos de proteção solar e de cuidados...

Veja mais
Compras de roupa e de eletrodoméstico no topo do SPC

Produtos motivam inadimplênciaComprar roupas e eletrodomésticos tem levado os nomes de muitos consumidores ...

Veja mais
Vendas de papelão ondulado crescem 3,24% em novembro

A indústria brasileira de papelão ondulado vendeu 291,085 mil toneladas no mês de novembro, conforme...

Veja mais