O acordo firmado em dezembro entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas-Porto Alegre) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) - que permite a abertura do comércio da capital em feriados com a utilização de empregados - entra em vigor a partir do feriado (regional) de 2 de fevereiro de 2013. Entretanto, os lojistas somente poderão usufruir do benefício mediante assinatura de um termo que permite a abertura, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho.
De acordo com o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a resolução positiva na negociação de abertura aos feriados é uma grande e inédita conquista. "A liberdade de abrir em feriados com empregados para atender os clientes é uma luta antiga do Sindicato e todos ganham. Significa o aquecimento da economia, consumidores com mais opções de compra e trabalhadores ganhando mais", ressalta Sielichow.
Em São Paulo a prática é comum, tanto que para o setor supermercadista, domingo é o segundo melhor dia de vendas. Quando se trata do segmento de shopping centers , a abertura aos feriados e fins de semana garante incremento de pelo menos 10% na operação. A medida não valerá para os seguintes feriados do ano: 1° de janeiro (Confraternização Universal), 1° de maio (Dia do Trabalho) e 25 de Dezembro (Natal). Na Terça-feira Gorda também está vedada a abertura. As lojas que não tiverem interesse em abrir aos domingos e feriados não estarão obrigadas a fazê-lo, valendo o mesmo para os shoppings.
Veículo: DCI