Produção nacional de calçados cresce 3,8% em 2013

Leia em 1min 40s

Após dois anos consecutivos de queda, a produção nacional de calçados voltará a crescer este ano. De acordo uma projeção do Instituto de Marketing Industrial (Iemi), o setor terá expansão de 3,8% em volume, para 835 milhões de pares.

O crescimento previsto para este ano, no entanto, ainda não é suficiente para levar a indústria calçadista nacional ao nível de produção de 2010. Em 2011 e 2012, houve queda de 8,4% e 1,8%, respectivamente, na quantidade de pares produzidos.

Durante esse período, alguns fatores prejudicaram diretamente o desempenho do setor: entrada de produtos importados, recuo as exportações devido ao câmbio e à crise mundial, o protecionismo da Argentina, um dos principais mercados da produção calçadista nacional.

As perspectivas são mais positivas agora. Com o dólar acima de R$ 2, as exportações voltam a ser uma alternativa para escoar a produção, embora o patamar cambial ainda esteja longe de ser considerado ideal pelos fabricantes.

De modo geral, a capacidade produtiva do setor é maior do que a demanda interna. Há um vácuo deixado pela queda das exportações nos últimos anos, fator que desmotiva novos investimentos em capacidade por parte das empresas.

Este ano, o melhor desempenho da indústria deve ser impulsionado pela redução dos encargos trabalhistas e a taxa básica de juros (Selic) abaixo de 8%. Em faturamento, o Iemi prevê expansão do setor da ordem de 5%, para R$ 24 bilhões, um pouco abaixo do crescimento de 5,5% registrado no ano passado em relação a 2011.

As oportunidades maiores de crescimento não estão na indústria, mas no varejo. A retirada do IPI reduzido para automóveis, eletrônicos e linha branca, que direcionou o consumo, deve dar um gás extra ao comércio de sapatos.

A previsão do Iemi é de que o varejo cresça 6,5% em faturamento este ano, para R$ 40,7 bilhões, praticamente o mesmo desempenho obtido em 2012. Em número de pares comercializados, a expectativa é de um avanço de 4,5%, para mais de 800 milhões de pares. O crescimento em volume em 2012 no comércio ficou em 4%.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Supermercados ainda tem itens da ceia de Natal pela metade do preço

Na Baixada Santista, mercadorias estão com até 60% de desconto.Alguns aproveitam para comprar alimentos qu...

Veja mais
Manobra de Abilio provoca reunião de comando da BRF

A diretoria da companhia de alimentos BRF-Brasil Foods deve se reunir ainda hoje, segunda-feira, antecipando o fim das f...

Veja mais
Doenças do trabalho oneram mais o INSS

Nos últimos três anos, a média de gastos da Previdência Social com problemas de saúde g...

Veja mais
Principal insumo, arroz sofre com oferta e vem perdendo área

Representantes da rizicultura gaúcha vêm orientando os produtores de arroz a diversificar sua lavoura e n&a...

Veja mais
Indústria Pif Paf comemora crescimento

Pif Paf processa hoje mais de 300 produtos que vão da pizza pronta congelada a cortes de aves e suínosA di...

Veja mais
Vendas de material escolar podem aumentar até 20%

Comerciantes otimistas com o aquecimento do mercado na melhor época do ano para o setor .Um novo ano se inicia e,...

Veja mais
Ceasa de SC terá primeiro box para venda de produtos orgânicos da agricultura familiar

Fumicultores de Santa Catarina que querem abandonar a produção de tabaco e passar a cultivar orgânic...

Veja mais
Contrabando de alho chama a atenção de autoridades europeias

Ação seria motivada porque União Europeia cobra impostos de quase 10% sobre o alho importadoA Su&ea...

Veja mais
Animação para a folia de Momo não contagia o comércio

As festas de fim de ano se foram e, com isso, o pernambucano começou a fazer contagem regressiva para o carnaval....

Veja mais