Varejistas apostam em novas lojas para 2013

Leia em 2min 30s

Estratégia de empresas contra redução do ritmo de crescimento é expandir rede física


As principais empresas de varejo do Brasil devem manter planos de expansão para 2013 como forma de driblar a desaceleração no ritmo de crescimento das vendas.

Segundo analistas, este ano ainda será propício para a expansão das companhias.

"Deve haver um crescimento orgânico forte ainda", diz Júlia Monteiro, da CGD (Caixa Geral de Depósitos).

"Os empresários estão moderadamente otimistas com 2013, mantendo até agora o plano de abertura de lojas", diz Maria Cristina Costa, da Lopes Filho Consultoria.

Entre as maiores varejistas de capital aberto, o desempenho das vendas em lojas que operam há pelo menos um ano teve crescimento de um dígito em 2012, inferior ao registrado em anos anteriores.

A maturidade de novos pontos de venda costuma levar de 3 a 5 anos e representa uma melhoria de margens para as companhias, além de diluição de despesas -como as de logística- e melhor negociação com fornecedores.

O Grupo Pão de Açúcar apresentou crescimento de vendas comparáveis (nas mesmas lojas) de 7% em 2012, nível inferior ao de 2011, quando houve alta de 8,8%.

A Cia Hering teve variação negativa de 0,2% no quarto trimestre de 2012, motivando queda de suas ações na Bolsa. "As companhias [de varejo] precisam crescer ou terão sua rentabilidade comprimida", diz um analista, que preferiu não se identificar.

A atividade varejista no Brasil encerrou 2012 com alta de 6,4%, o menor ritmo de expansão dos últimos três anos, diz a Serasa Experian.

Para 2013, o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que representa as empresas do setor, prevê alta de apenas 5% nas vendas comparáveis. Em contrapartida, o IDV estima que 720 novas lojas devam ser abertas neste ano, alta de 14% em área de vendas sobre 2012.

EXPANSÃO

Pão de Açúcar e Cia Hering mantiveram as apostas em planos de expansão para os próximos anos.

O Pão de Açúcar prevê 500 novas lojas até 2015 -média de quase 170 por ano, estimativa bem maior do que as 95 lojas inauguradas em 2012.

"A meta é agressiva, mas factível se mantivermos o ritmo de 51 lojas do quarto trimestre", diz o diretor de Relações Corporativas do Pão de Açúcar, Vitor Fagá.

Já a Cia Hering quer inaugurar 107 pontos de venda em 2013, praticamente o mesmo número de 2012, quando foram abertas 105 unidades.

As Lojas Renner, por sua vez, não alcançaram a meta traçada para 2012, de abrir de 25 a 30 lojas, em razão do atraso na inauguração de alguns shoppings, segundo a empresa, e fechou o ano com 24 novos pontos. Ainda assim, a varejista espera abrir cerca de 50 lojas em 2013.

Para os analistas, ainda que a expansão seja positiva, a preocupação é para onde esse movimento será feito, já grandes centros como Rio e São Paulo são caros e sofrem de escassez de terrenos.

"A tendência é continuar indo para Norte e Nordeste, além de cidades do interior", diz Júlia Monteiro, da CGD.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

NRF: importantes debates com grandes personalidades

Players, como a Coca Cola e a Amazon, falam sobre suas estratégias mundiais NRF 2013: mais de...

Veja mais
Publicidade muda estratégia para disputar mercado no NE

Com o movimento maciço de operações para a Região Nordeste, empresas são obrigadas a ...

Veja mais
Só melhorias em porto poderão baratear frete

O preço do transporte rodoviário de cargas no Brasil só poderá começar a ter redu&cce...

Veja mais
Hipermercados e supermercados vendem mais em novembro

Apesar dos sucessivos aumentos de preços dos alimentos, as vendas no setor de hipermercados, supermercados, produ...

Veja mais
Legumes sobem 100% no atacado e consumidor sente o preço no varejo

Tomate sofreu o maior reajuste no mercado; aumento chegou a 30%. Aumento teve início na 1ª quinzena de dezem...

Veja mais
Governo aposta em recuo nos preços dos alimentos em 2013

Com os alimentos responsáveis por quase metade da alta de 5,84% no Índice Nacional de Preços ao Con...

Veja mais
IP e Jari consumam associação em embalagem

A americana International Paper (IP), maior fabricante mundial de papéis de imprimir e escrever, e a brasileira J...

Veja mais
Petros não apoia Abilio Diniz na BRF

O nome de Abilio Diniz, acionista do Grupo Pão de Açúcar, para o conselho de administraç&ati...

Veja mais
Kibon dará prêmio de R$ 1 milhão

Para aproveitar a alta nas vendas do segmento de sorvetes por conta do período de verão, a Kibon lan&ccedi...

Veja mais