Consumo: brasileiro é o mais receptivo a lançamentos

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Consumidor do país é o que mais quer comprar produtos recém-lançados na comparação com os de outros países da América Latina

   
O povo brasileiro é o que mais quer comprar produtos recém-lançados na comparação com os demais consumidores da América Latina. A conclusão é de pesquisa da Nielsen, concluída em dezembro, que avaliou o comportamento de consumo de inovações no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Venezuela e Peru.

O material mostra que enquanto 62% dos brasileiros responderam que ‘concordam totalmente’ com a questão ‘você gosta de lançamento de produtos?’, a média dos outros países ficou em 48%. No México, 41% dos entrevistados optaram pelo ‘concordo totalmente’, contra 36% na Argentina, 39% na Colômbia, 33% no Chile, 37% na Venezuela e 42% no Peru.

Renda maior e emprego estável no Brasil são os dois principais motivos que explicam o maior interesse do brasileiro por novidades. Segundo Luiz Gaspar, analista de mercado da consultoria, o “povo brasileiro é mais aberto a experimentar”.

— O brasileiro é um povo aberto. Agora, com poder econômico, ele pode exercer essa característica também quando está comprando, o que resulta nessa experimentação — explica.

A pesquisa da Nielsen mostra também que os produtos recém-chegados nas gôndolas mais comprados pelos brasileiros estão nas categorias de eletrônicos, cosméticos e perfumes e eletrodomésticos.

Gaspar acrescenta que a virada do cenário econômico deu mais segurança ao brasileiro na hora de comprar:

— O controle da inflação possibilitou a redução da aversão ao risco. Ou seja, o risco de comprar um produto que não é conhecido e não gostar já não é tão importante.



Veículo: O Globo - RJ


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