O faturamento do comércio varejista na Região Metropolitana de São Paulo aumentou 5,5%, no ano passado, em relação a 2011, atingindo um volume de R$ 164,5 bilhões. Só em dezembro, as vendas foram 3,6% maiores do que em igual mês do ano anterior, com movimento de R$ 17,2 bilhões. Os dados fazem parte da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP).
No ano, o setor que mais vendeu foi o de farmácias e perfumarias (15,1%), seguido pelo comércio eletrônico (11,6%) e por lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (8,3%). Nesse último caso, o aquecimento foi estimulado pela política do governo federal de desoneração fiscal. No acumulado do ano, entre os nove segmentos pesquisados, foi constada queda em apenas um: lojas de departamentos (- 4,2%).
Dezembro
Considerando apenas o mês de dezembro, ocorreram reduções das vendas, na comparação com o mesmo mês de 2011, nos setores de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-16,2%) e comércio eletrônico ( -13 %).
Em movimento oposto, a demanda foi maior nas farmácias e perfumarias (9,5%), nos supermercados (9,3%) e nas lojas de móveis e decorações (4,3%).
Na avaliação da FecomércioSP, o bom desempenho resulta da combinação entre o acesso ao crédito e ao emprego e as medidas de estímulo ao consumo por meio das desonerações fiscais.
Veículo: DCI