Panvel cresce com foco no bem-estar

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Empresa projeta investir cerca de R$ 200 milhões nos próximos cinco anos e concluir nova sede até final de 2013


Quem está na faixa dos 50 anos vai lembrar que 1973, foi um ano que marcou o mercado farmacêutico gaúcho. Nessa época, duas das principais redes do segmento no Estado – as farmácias Panitz, com atuação na Capital, e Velgos, forte no Interior – deixaram a concorrência de lado e uniram forças para criar uma das empresas mais admiradas pelos gaúchos.

A parceria começou mais cedo. No final da década de 60, as redes de farmácias enfrentavam dificuldades de abastecimento, pois precisavam comprar direto das fábricas, no centro do país, e não conseguiam manter os estoques. Em 1967, com a criação da Dimed, uma das empresas do grupo, as duas redes e outras farmácias passaram a usar essa estrutura.

Com isso, a união entre as duas foi uma consequência quase que natural e tornou a empresa mais forte nas negociações com os fornecedores e possibilitou a criação de grandes estoques. E a logomarca ainda preserva a memória dessa união: o PanVel tem o P e o V em destaque, que reforça as origens.

Além disso, até hoje a sede Dimed, na Rua Gomes Jardim, em Porto Alegre, é a base logística e administrativa do grupo. O outro vértice surgiu em 1969, quando a Dimed adquiriu o laboratório Lifar, hoje responsável pelos produtos da marca própria da rede.

Ao longo dessas quatro décadas, a Panvel se consolidou como uma rede reconhecida pelo foco no bem-estar. Tanto é que os slogans variaram nesse período – de Sempre Perto de Você a Você Sempre Bem –, justamente para assinalar essa proximidade com os consumidores. Outro exemplo disso envolve as redes sociais. No ano passado, um comercial da empresa com a cachorrinha Sofia foi muito comentada e elogiada pelo público.

– Conseguimos criar uma relação de confiança e de intimidade com os nossos clientes. Esse é um patrimônio importante que desejamos preservar – afirma o vice-presidente da Panvel, Julio Mottin Neto, filho do atual presidente do grupo, Julio Mottin.

Em 1989, a empresa inovou ao lançar produtos com marca própria, que hoje reúne mais de 500 itens divididos em 18 submarcas. Os produtos correspondem a quase 20% das vendas da rede na área de perfumaria.

A Panvel tem três modelos de loja: express, bem-estar e promocionais. As express (cerca de 20% das unidades) são voltadas à conveniência, instaladas em shoppings e supermercados do grupo Zaffari, postos de combustíveis da rede Ipiranga e hospitais. As bem-estar (20% do total) têm espaço físico maior e produtos de maior valor, com foco em perfumaria e dermocosméticos.

Já as promocionais, que correspondem a 60% das farmácias, como as do Centro da Capital, dedicam atenção especial às promoções.

– Nunca acreditamos na expansão a partir de aquisições, mas no crescimento orgânico, que é mais barato e eficiente, com a abertura de novas lojas – diz Mottin Neto, que em 2013 completa 40 anos, mesma idade da rede que administra.

A chegada da gigante norte-americana de farmácias CVS ao mercado brasileiro não assusta a direção da Panvel. Pelo contrário: a rede gaúcha quer continuar sua expansão, especialmente com a abertura de novas lojas no Paraná.

No final deste ano, a Panvel deve concluir as obras de sua nova sede em Eldorado do Sul, que reunirá, em uma área de 50 mil m², um centro de distribuição ainda mais moderno e a área administrativa. O investimento será de R$ 60 milhões.

– Não estamos procurando compradores. Estamos investindo em qualidade e acreditamos que ainda temos muito espaço para crescer nos próximos 10 anos – enfatiza.

Perfil
Fundação: 1967 (Dimed) – 1973 (Panvel)
Número de funcionários: 5 mil
Número de lojas: 300
Número de itens da marca própria: 500, com 18 submarcas
Investimentos nos próximos cinco anos: R$ 200 milhões
Faturamento em 2012: R$ 1,7 bilhão
Estimativa de faturamento para 2013: R$ 1,9 bilhão
Investimento na nova sede: R$ 60 milhões
Término das obras: dezembro de 2013



Veículo: Zero Hora - RS


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