Empresas continuam otimistas com as vendas, aponta CNDL

Leia em 2min 10s

O comércio mantém o otimismo com as vendas em 2013, apesar de a confiança do consumidor estar caindo neste início de ano. Mesmo depois da queda de 2,5% da pesquisa de "Intenção de Consumo das Famílias", a Confederação Nacional do Comércio (CNC) mantém em 6,5% a expectativa de crescimento das vendas este ano, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio. "Esperávamos entrar o ano em um ritmo mais forte. O processo de recuperação é lento. O cenário é moderado, mas positivo", disse o economista da CNC Bruno Fernandes.

Os principais desafios neste ano serão o endividamento das famílias e o comportamento da inflação, disse ele. A expectativa do economista, no entanto, é de que os preços percam o ritmo nos próximos meses, concluída a fase de pressão dos alimentos e de outras altas pontuais típicas do início do ano, como o reajuste das mensalidades escolares.

A inflação preocupa mais pelo efeito sobre o orçamento das famílias mais pobres, cuja renda é mais comprometida com a compra de alimentos, como ressaltou o economista que representa a entidade.

Como consequência, esse mesmo grupo tende a consumir menos bens duráveis do que os demais consumidores, o que se agrava ainda mais sem os programas de incentivo ao consumo, como o de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.

Compras

Os consumidores estão menos dispostos a ir às compras, revelou a pesquisa "Intenção de Consumo das Famílias" (ICF), da CNC. A intenção de consumo recuou 2,5% (132,2 pontos) de fevereiro para março e também na comparação com igual mês de 2012.

"A manutenção de um nível ainda elevado de endividamento e inadimplência, maiores pressões inflacionárias e o fim das desonerações fiscais impediram um aumento da confiança das famílias no período", informou a CNC, em nota oficial.

Além disso, a instituição atribuiu a um menor otimismo com o mercado de trabalho a piora do indicador neste mês. Ainda assim, o ICF se mantém acima da zona de indiferença (100,0 pontos), o que a confederação classifica como "um nível favorável de consumo".

A pesquisa revela que, se comparado ao mês anterior, o grupo de consumidores de mais baixa renda, de até dez salários mínimos mensais, foi o que demonstrou maior recuo do ICF (-2,8%). Mesmo diante de estatísticas menos animadoras, a CNC destaca que "a sustentação do cenário favorável para o mercado de trabalho, com baixa taxa de desemprego e ganhos reais positivos, além do ritmo mais moderado da economia, poderá impactar positivamente o nível de endividamento e inadimplência, impulsionando o consumo ao longo de 2013".



Veículo: DCI


Veja também

Grupo 5R lança shopping no Rio Grande do Norte

A pouca concentração de shopping centers na Região Nordeste, em contraposição aos n&u...

Veja mais
Argentina mantém preços congelados até 1º de junho

Governo de Cristina Kirchner cria cartão de crédito com juro menorO governo de Cristina Kirchner confirmou...

Veja mais
Indústrias de suco terão de pagar R$ 455 milhões por danos trabalhistas

Justiça também determinou que as empresas interrompam a terceirização de toda a cadeia de pr...

Veja mais
BIC estreia em nova categoria após 5 anos de estudos

"Está no DNA da companhia desenvolver produtos diferenciados e com alta tecnologia no mercado", afirma Emerson Ca...

Veja mais
Sete em cada dez comerciantes estão no setor há mais de cinco anos

SÃO PAULO - As políticas de estímulo ao consumo asseguram o avanço a longo prazo das empresa...

Veja mais
Produção de trigo deve ter recuo de 25,7% sobre 2012

BRASÍLIA - A produção brasileira de trigo em 2012/2013 está estimada em 4,30 milhões ...

Veja mais
BRF fará mais reajustes de preços no exterior

BRF, a maior produtora e exportadora de carne de frango do Brasil, aplicará mais reajustes de preços para ...

Veja mais
Coop investe R$ 900 mil para lançar duas drogarias de rua

Buscando ampliar o leque de clientes, a Coop (Cooperativa de Consumo), com matriz em Santo André, lançou o...

Veja mais
Drogarias externas da COOP são abertas ao público

    Unidade da Drogaria Coop - Bairro Demarchi - São Bernardo do Campo    ...

Veja mais