A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) prevê que o Dia das Mães comemorado no segundo domingo do mês de maio, deve ter crescimento nas vendas da ordem de 9% em relação a 2012. A data é considerada a segunda maior no varejo, perdendo apenas para o Natal, que representa o maior volume de vendas do ano, com uma participação de mais de 20% de todo o período.
O Dia das Mães do ano passado movimentou cerca de R$ 365 milhões em Campinas e R$ 550 milhões na RMC, valores das compras de presentes e lembranças, sendo que, para este ano, a perspectiva dos comerciantes é que os números cresçam 9%, com um faturamento de R$ 398 milhões em Campinas e R$ 600 milhões na RMC.
Em termos percentuais, essa taxa de 9% é a mesma de 2012 que permaneceu nesse mesmo patamar mais por força da baixa expansão da economia, a partir de 2012, com o impacto do aumento da inflação e a elevação na taxa de câmbio, apesar do incentivo na concessão de empréstimos com juros menores.
A expectativa para o Dia das Mães 2013 é a aquisição de presentes de maior valor agregado, principalmente os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, seguidos do vestuário e calçados. Floricultura, perfumes, cosméticos e produtos de higiene, que ganharam importância para o embelezamento das mães também fazem parte da lista.
Como se trata de um presente especial para uma pessoa amada, o campineiro e consumidores da região devem gastar mais este ano, projetando um aumento de 8,72% no valor médio do presente. Em 2012, o valor médio foi de R$ 195,00. Para 2013, a projeção é de que o valor seja de R$ 212,00.
O concurso
A Acic, em parceria com a Azul Viagens, vai realizar pelo segundo ano consecutivo um concurso cultural como parte da campanha promocional para o Dia das Mães 2013. As cinco melhores respostas para a pergunta "Por que minha mãe merece descansar em um destes destinos: Natal, Porto de Galinhas, Porto Seguro, Fortaleza e Arraial D'Ajuda", vão ganhar uma viagem para o destino correspondente. Para participar, o consumidor deve retirar o voucher em uma das empresas participantes da ação, devidamente identificadas com o selo da campanha, e inscrever sua frase a partir do dia 29 de abril no site: www.acic.bz/diadasmaes. A campanha segue até 12 de maio e durante este período, o consumidor também terá acesso a cupons de desconto para a compra de pacotes turísticos na Azul Viagens.
Veículo: DCI