Governo dos EUA dá sinal verde para a maior cervejaria do mundo comprar a mexicana
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Anheuser- Busch InBev chegaram a um acordo sobre os termos que permitirão à maior cervejaria do mundo comprar os 50% restantes do grupo mexicano Modelo, por US$ 20,1 bilhões.
O acordo prevê que a AB In-Bev venda uma fábrica no México, a Piedras Negras, que produz cerveja para o mercado norte- americano.
O comprador, a Constellation Brands, também terá de expandir a cervejaria para poder produzir ao menos 20 milhões de hectolitros de cerveja até o final de 2016.A Constellation tem sido até agora uma gigante na fabricação de vinho. O negócio tornaria a Constellation a terceira maior produtora de cerveja dos EUA, depois da AB In- Bev e MillerCoors.
O acordo anunciado na sexta feira é parecido com o que a AB InBev havia oferecido em meados de fevereiro, mas acrescenta a Constellation, que está comprando a fábrica Piedras Negras, como envolvida no acordo com o Departamento. Com isso, a promessa da Constellation em expandir a fábrica para torná-la grande o suficiente para servir ao mercado norte-americano estará vinculada juridicamente.
O Departamento de Justiça alegava que o negócio, a compra do grupo modelo pela Inbev, poderia significar preços mais altos de cerveja nos EUA e abriu um processo, em 31 de janeiro, para impedir que a AB InBev, que detem em seu portfólio 200 marcas de cerveja, finalizasse a compra. O objetivo da AB InBev em fazer o acordo era expandir as vendas de Corona e outras marcas da Modelo fora dos EUA.
Veículo: Brasil Econômico