Para os que não estiveram recentemente em alguma das tradicionais feiras estaduais americanas ou não estão familiarizados com o estilo Paula Deen da chamada "comida nostálgica" sulina, isto pode ser uma surpresa: algumas pessoas comem sanduíches com "donuts" em vez de pão normal. Atualmente há um sanduíche feito de pão doce sendo oferecido no próprio Dunkin' Donuts, à disposição de alguns poucos (e corajosos) consumidores. A rede vem testando o Glazed Donut Breakfast Sandwich - com ovo frito, pimenta e bacon defumado - em cerca de dez lojas em Boston.
"Vimos nossos clientes comprando 'donuts' no verão para levar ao churrasco da família e colocar hambúrgueres neles", disse o chef executivo da Dunkin' Donuts, Stan Frankenthaler, que comanda a cozinha de testes da rede. "Fizemos sanduíches para nós com os 'donuts'". Testar a iguaria agridoce com os clientes parecia algo natural a fazer. As reações ao sanduíche de pão doce, segundo Frankenthaler, incluem pessoas dizendo desde "Oh, meu Deus, por quê?" até "Oh, meu Deus, por que não?".
O Glazed Donut Breakfast Sandwich é um dos muitos novos itens curiosos oferecidos por redes de lanchonetes, frequentemente, apenas por tempo limitado, para atrair essa aventureira criatura comedora de "fast-food" também conhecida como o homem americano jovem. A empresa de pesquisas Technomic relata que 34% dos homens jovens nos EUA comem em redes de fast-food várias vezes por semana; apenas 23% das mulheres fazem o mesmo. Portanto, muitos cardápios de lanchonetes são elaborados tendo o cromossomo Y em mente. Doritos Locos Tacos, do Taco Bell? É perfeito para "os caras". Crazy Cheesy Crust Pizza, do Pizza Hut? Comida para "os caras". Bacon Cheddar Stuffed Burger, do Burger King? Idem. E quem você acha que bebe o Big Apple Shake, do Johnny Rockets (aquele com uma fatia inteira de torta de maçã misturada no milk-shake)?
"A geração mais nova fica procurando coisas divertidas para experimentar, coisas interessantes para ficar comentando", diz o vice-presidente executivo da Technomic, Darren Tristano.
Espere um pouco - os americanos supostamente não estão comendo alimentos mais saudáveis? Sim e não. "Em casa, os consumidores são mais cuidadosos com o que comem", diz Bonnie Riggs, analista do setor de restaurantes na firma de análises NPD Group. "Em restaurantes, eles são mais indulgentes". Em recente pesquisa, segundo Riggs, só 8% dos consumidores disseram que buscam opções saudáveis quando saem para comer fora. "E isso não é necessariamente o que fazem" diz ela. "Isso é o que eles dizem que buscam".
A maioria das redes de fast-food acrescentou um ou dois pratos que poderiam ser considerados saudáveis em meio a vários que definitivamente não o são. Em março, o Burger King começou a oferecer hambúrgueres recheados com bacon, queijo cheddar e aros de cebola frita, assim como batatas fritas recheadas com bacon e cebola. Também começou a vender um hambúrguer vegetariano e um de peru. O cheeseburguer tem 650 calorias e 39 gramas de gordura; o vegetariano, servido com maionese, tem 410 calorias e 16 gramas de gordura.
Entre os mais bem-sucedidos na categoria "mais quer dizer mais" estão os Doritos Tacos Locos, que a Taco Bell, da Yum! Brands, lançou há um ano. Foram vendidos 375 milhões desses tacos, que oferecem os sabores já conhecidos da popular marca de "tortillas chips". "Se houvesse disso quando eu estava na universidade, os teria comido o tempo todo", diz Sam Oches, editor, de 26 anos, da revista setorial QSR (sigla em inglês para restaurantes de serviço rápido). "Eles são para uma faixa etária bem específica". Os tacos são feitos com os recheios normais da Taco Bell e com uma carapaça de Doritos especial. A Taco Bell começou com o Nacho Cheese Taco; em março lançou a versão Cool Ranch. Agora a PepsiCo, dona da Doritos, está vendendo uma versão do salgadinho com sabor de Locos Tacos por um curto período de tempo nesta primavera nos Estados Unidos.
A Pizza Hut, outra unidade da Yum! Brands, encontrou uma nova forma de vender ainda mais queijo. A nova pizza da rede tem 16 cavidades ao redor da massa e as enche até a borda com sua mistura italiana de cinco queijos. Antes do lançamento, a pizza era conhecida internamente como Suffed Italiano (italiano recheado), que não soa muito extremo, apenas estranho. No início de abril, quando foi lançada por tempo limitado, já levava o nome de Crazy Cheesy Crust Pizza. "Você tem que, de alguma forma, estimular a imaginação do consumidor, para que ele tenha interesse em um produto", diz Bruce Perkin, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Pizza Hut. "Homens jovens gostam de experimentar coisas novas e este produto traz muito do que eles gostam". Uma fatia tem 340 calorias; um terço vem da gordura.
Por enquanto, a Pizza Hut espera para ver como serão as vendas das pizzas antes de decidir se as oferecerá com outras coberturas. Uma possibilidade: incluir o bacon, ingrediente básico da comida calórica, que já abriu seu caminho até no ramo das sobremesas, como no caso do Bacon Sundae, oferecido pelo Burger King no verão dos EUA passado. "Nunca diga nunca", diz Perkin. "Estamos constantemente observando a forma, função, sabor e ingredientes". "Nada está descartado quando estamos experimentando".
Não são apenas as redes de lanchonetes que testam extremos. A Bistro Shrimp Pasta, do The Cheesecake Factory, traz assombrosas 3.120 calorias e 89 gramas de gordura saturada. O Country Fried Steak & Eggs, da IHOP, servido com batatas bem fritas e duas panquecas com creme de leite, tem 1.760 calorias. A organização americana de direito dos consumidores Centro pela Ciência no Interesse Público (CSPI, na sigla em inglês), que calculou esses valores "nutricionais", destaca que isso equivale a comer cinco Egg McMuffins do McDonald's com dez sachês de açúcar espalhados por cima.
A maioria dessas comidas, cujo alvo são os seguidores de Guy Fieri ou do programa de TV "Man versus Food", está disponível por períodos limitados. Essa é a melhor forma de gerar interesse. "Se o McRib estivesse disponível o ano inteiro, ninguém iria ligar", diz Oches, da QSR. Há um benefício adicional para as ofertas por tempo limitado: os restaurantes não precisam revelar a contagem de calorias desses itens, segundo Riggs, da NPD.
Embora o chef Frankenthaler diga que a Dunkin' Donuts está "muito satisfeita com a forma como a situação está indo" com seu sanduíche de pão doce, ainda não há planos para um lançamento nacional. "É engraçado, divertido, mas não acho que a Dunkin' Donuts vá fazer uma grande investida em mais sanduíches com 'donuts' caramelizados", diz Oches. Como recém-conscientizada em questões de saúde, Paula Deen brincou na National Public Radio neste ano: alguns pratos "são servidos apenas uma vez por vida".
Veículo: Valor Econômico