Um bom aroma pode despertar o desejo de consumir. Com essa ideia na cabeça, Rosana Hollo cria sachês com cheiro de pão com manteiga para padarias e de chocolate para docerias. Para a época junina, a Aromas e Cia, empresa que ela criou em 1988, desenvolveu o cheiro de quentão e canjica com coco. Com faturamento de R$ 3,5 milhões em 2012, a estimativa é crescer 20% este ano. "O tempo para desenvolver uma essência varia de acordo com o pedido, mas nunca é menor que 30 dias", diz.
A empresa especializada em produtos para aromatização entrega 350 produtos, entre difusores, águas perfumadas e colônias, além de sachês de tecido e papel. A produção mensal ultrapassa 70 mil unidades. "Há mais de 20 versões de difusores, com preços de R$ 7,80 a R$ 53", afirma.
A história do empreendimento, hoje com 50 funcionários, começou há 15 anos, quando Rosana morava em Campinas (SP). Ela comprava sabonetes em barra de uma fábrica e os embalava com papéis e tecidos. Iniciou as entregas em um quiosque de shopping e, nos primeiros quinze dias, vendeu quase R$ 18 mil em produtos. No fim do mês, chegou perto dos R$ 40 mil de faturamento.
A empreendedora passou a visitar lojas da região para oferecer os sabonetes decorados. Fazia aproximadamente 4,8 mil laços por hora, para enfeitar as mercadorias, e logo passou a desenvolver os sachês. O produto é feito com um filtro industrial, criado na indústria automotiva. Toda a tecnologia adotada é nacional, desde o maquinário até os tecidos escolhidos para a produção das unidades.
A empresa tem 13 linhas de produtos com a própria marca e atende encomendas de mais de 50 clientes. A lista inclui hotéis e grandes lojas como Leroy Merlin, Dicico e Tok&Stok. No total, 60% da produção levam o rótulo da companhia e o restante é direcionado para os pedidos. Há ainda velas perfumadas, líquidos higienizadores para cozinhas, aromatizantes de roupas e buchas vegetais coloridas. Uma série para cuidados corporais inclui cremes, esfoliantes e sais de banho.
"Os próximos perfumes para estabelecimentos comerciais incluem tons de cupcake, quentão, canjica com côco e caipirinha", adianta. Em uma pesquisa feita para verificar como o cheiro repercute nas compras, a empresa fez uma aromatização em uma padaria e observou que as entregas aumentaram 60%, por causa do aroma no ambiente.
"Temos mais 20 tipos de essências em desenvolvimento", diz Rosana. Para deixar a empresa mais conhecida, investe cerca de R$ 250 mil, ao ano, na participação em feiras de negócios. "O retorno é interessante."
Veículo: Valor Econômico