Queda nas temperaturas antes do esperado movimentou o mercado, que espera faturamento até 30% superior este ano
O inverno de 2013, que promete ser mais rigoroso do que o de 2012, deve dar uma mãozinha aos comerciantes que se preparam para lucrar com o Dia das Mães. Cerca de 100 deles estarão, de hoje ao próximo 12, na 43ª edição da tradicional Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas, que reúne fabricantes de Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Inconfidentes e Albertina. Os organizadores aguardam cerca de 50 mil visitantes e R$ 2 milhões em negócios.
A feira ocorrerá no Minascentro, com entrada pela Rua Guajajaras, número 1.022, no Centro de Belo Horizonte. O ingresso terá o preço único de R$ 6, mas quem optar por acessar o site da empresa organizadora do evento (www.dynamicaeventos.com.br) poderá imprimir o convite gratuitamente. Para isso, o interessado deverá entrar no link “convite on-line” e preencher alguns dados pessoais.
Lojas especializadas em artigos para o frio também já lucram com a queda de temperatura. No Lojão dos Enxovais, no Shopping Estação BH, as vendas subiram 20% em abril, no confronto com igual mês do ano passado, e devem continuar crescendo nas próximas semanas. No mesmo mall, a supervisora da Jey, Magna Cunha, informou que as vendas da coleção outono/inverno devem subir 30% em relação às da estação anterior.
A supervisora da Loja Shoes, Ana Paula Pereira, revela que o frio da semana passada, associado à proximidade do Dia das Mães, aqueceu a venda de botas, calçado típico para o inverno: “Antes mesmo de a campanha dessa estação começar, tivemos vários modelos negociados”. Ela espera aumento de 30% nas vendas neste ano.
GUERRA Embora a maioria dos consumidores em Belo Horizonte (56,5%) pretenda gastar de R$ 50 a R$ 150 com o presente do Dia das Mães, de acordo com pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), os principais shoppings da capital apostam em megapromoções para elevar o valor do tíquete médio dos filhos com a segunda melhor data do varejo, atrás apenas do Natal. Para isso, investiram pesadas cifras em sorteios de carros zero quilômetros viagens ao exterior e outros atrativos. Na teoria, a meta é aumentar as vendas em pelo menos dois dígitos. Na prática, foi deflagrada uma espécie de “guerra” em busca de uma clientela que, segundo a CDL, deve injetar de R$ 2,18 bilhões a R$ 2,22 bilhões no comércio – as cifras são de 4,5% a 6% maiores do que o faturamento de 2012.
O BH Shopping investiu R$ 750 mil e vai sortear um BMW 320i e dois pacotes para a Itália. Quem quiser concorrer aos brindes, porém, terá de desembolsar pelo menos R$ 450. Segundo pesquisa da CDL-BH, apenas 4,27% dos consumidores vão gastar mais de R$ 400 com a mãe. Ainda assim, a estratégia deve aumentar as vendas em 13% este ano, acredita o gerente de marketing, Renato Tavares.
O DiamondMall desembolsou R$ 400 mil numa campanha que vai sortear um Range Rover Evoque para a mãe e um minicarro elétrico, para o filho. No Pátio, a cada R$ 450 em compras o cliente concorre a um Audi A1. No Minas Shopping, o cliente concorre a um J2, uma viagem a dois para o Chile e 12 pares de sapatos. No Cidade, o prêmio é um cruzeiro pela costa brasileira e concorre quem gastar R$ 250 no mall. O Del Rey aposta numa viagem romântica. A cada R$ 400 em compras o consumidor concorre a viagem com acompanhante e R$ 5 mil para gastar em Paris.
Veículo: Estado de Minas