Captação de leite de grandes empresas diminuiu em 2012

Leia em 2min 40s

A captação de leite dos maiores laticínios do país recuou no ano passado, quando o setor sofreu com queda de rentabilidade e custos mais elevados.

Conforme o ranking dos maiores laticínios do país elaborado pela Leite Brasil - associação que reúne produtores -, a DPA Manufacturing Brasi l, que compra leite para Nestlé, Fonterra, DPA Brasi l, DPA Nordeste e Nestlé Waters, adquiriu 1,958 bilhão de litros da matéria-prima em 2012, quase 8% menos que no ano anterior. A LBR - Lácteos Brasil, segunda na lista, reduziu em 6,3% suas compras de leite, para 1,576 bilhão de litros.

A mineira Itambé, que ficou em terceiro no ranking, cortou de forma ainda mais expressiva a captação - 13,2% - para 955 milhões de litros em 2012. No ano anterior, havia comprado 1,1 bilhão de litros.

A queda na captação de leite de LBR e Itambé coincide em parte com o período de crise dessas duas empresas. A primeira, resultado da união entre Bom Gosto e Leitbom, pediu recuperação judicial no começo deste ano, com dívidas de cerca de R$ 1 bilhão. Já a cooperativa mineira acabou vendendo, em fevereiro, uma participação de 50% no capital da Itambé S.A para a Vigor, controlada pela J&F (também dona da JBS), por R$ 410 milhões.

A Vigor, aliás, também adquiriu menos leite para processamento em 2012, segundo a pesquisa. A queda foi de quase 9%.

Apesar de ser uma das maiores produtoras de lácteos do país, a BRF não divulga os seus dados para o levantamento da Leite Brasil.

"No ano passado, tanto o produtor quanto a indústria tiveram prejuízo", afirma Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, comentando os números do ranking. Enquanto o pecuarista enfrentou alta de 27% nos custos de produção no ano, laticínios diminuíram as compras de matéria-prima para reduzir as perdas, explica o dirigente.

No total, a captação dos 13 maiores laticínios do país aumentou apenas 1,6%, percentual pouco superior ao crescimento estimado da produção brasileira de leite no ano passado. Conforme a Associação Brasileira do Leite Longa Vida (ABLV), a produção total cresceu apenas 1% em, 2012, para 33,7 bilhões de litros.

A menor captação não tem relação com queda no consumo de lácteos, afirma Rubez. Ele observa que a demanda é crescente: o consumo de leite per capita aumentou 4,2% no Brasil, para o equivalente a 180 litros por ano.

Se os maiores laticínios brasileiros reduziram a captação, houve espaço para o incremento das compras de leite por empresas de porte médio a grande. Segundo o levantamento da Leite Brasil, a Italac ampliou em 11% a captação de matéria-prima. Já o Laticínios Bela Vista (Piracanjuba) aumentou em 28,4% os volumes adquiridos e a Jussara, 5,5% (ver ranking acima).

"Em algumas regiões, há laticínios que não têm concorrência por isso eles aumentaram a captação", afirma Jorge Rubez.

Laércio Barbosa, diretor da Jussara, diz que, em 2012, "a indústria pagou mais caro pela matéria-prima e teve que vender por menos". Mas ele espera um cenário melhor em 2013 e afirma que a Jussara já ocupa espaço que era da LBR no mercado.

Rubez também está otimista e acredita que a captação de leite deve voltar a crescer, em 2013, no ritmo visto em anos anteriores, de 4%. "A indústria terá de repassar preços para recuperar rentabilidade", avalia.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Clima afeta a produção de robusta no Espírito Santo

 produção de café robusta (conilon) no Espírito Santos nesta safra 2013/14, que est&aac...

Veja mais
Preço mínimo do café é foco de divergências

A indefinição em torno do reajuste dos preços mínimos do café no país, que vem...

Veja mais
Plano Safra terá linha de crédito para armazenagem

As filas quilométricas de caminhões carregados de grãos parados nas estradas devido à falta ...

Veja mais
Souza Cruz eleva lucro, mas queda nas vendas preocupa

Em meio a uma forte queda nas vendas de cigarros, a Souza Cruz reforçou a aposta em ganhos de rentabilidade para ...

Veja mais
Eleição de conselho fiscal da Americanas gera protesto

A gestora de recursos Tempo Capital apresentou um protesto durante a assembleia de acionistas da varejista Lojas America...

Veja mais
Vendas de café ao exterior sobem 40% em abril

Em abril, a exportação brasileira de café alcançou 2,458 milhões de sacas de 60 kg, o...

Veja mais
Vendas de café ao exterior sobem 40% em abril

Em abril, a exportação brasileira de café alcançou 2,458 milhões de sacas de 60 kg, o...

Veja mais
Preço do café subirá 17%, menos que o pedido por produtores

Cafeicultores queriam alta de 30% no preço, mas, de olho no impacto inflacionário, governo optou por reaju...

Veja mais
Embarque de soja do Brasil dispara no mês de abril

A exportação  de soja do Brasil acelerou em abril e ficou próxima de um recorde históri...

Veja mais