WA Produtos de Limpeza planeja lojas física e virtual

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De olho nas oportunidades do mercado, a WA Produtos de Limpeza está trabalhando para conquistar espaço agora no comércio varejista. A empresa, que no momento atua somente no atacado, pretende fisgar o consumidor final com uma loja virtual e a abertura de uma loja física na Região Metropolitana de Belo Horizonte. "Ainda estamos estudando qual o melhor local", explica a gerente da empresa, Inês da Costa Pereira. Entre as opções de endereço estão Barreiro, Betim e Sabará. A meta é que a loja virtual comece a funcionar ainda neste ano e que o estabelecimento físico seja inaugurado em 2014.

Para concretizar os planos, a WA já investiu R$ 100 mil na estruturação da loja virtual e na melhoria da fábrica, com aquisição de equipamentos e melhor aproveitamento dos espaços. A empresa está operando com 100% da capacidade instalada, que deverá triplicar depois que a reforma na atual planta for concluída, no bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital mineira. "Trabalhamos com um misturador e estamos comprando mais dois", informa Inês Pereira.

Com as mudanças, deverá contratar mais três ou quatro pessoas para as áreas de envase, rotulagem e encaixotamento da linha de produtos Prin, sua marca própria. Atualmente, a WA gera 18 empregos diretos e indiretos. No ano passado, obteve crescimento de 12% no faturamento, com relação a 2011. Porém, os valores não são divulgados.

O impulso é resultado de uma soma de fatores. Primeiro, houve um reforço na equipe de vendas, que até dois anos atrás eram feitas somente pelo telefone. Com vendedores nas ruas, as pessoas testam os produtos e a marca começou a ficar mais conhecida. A estratégia ainda permite um retorno melhor sobre a percepção do cliente e sobre suas necessidades.

Outro fator que interferiu no avanço da WA é a entrada em nichos onde não atuava antes, como a venda de panos de chão, que foi o principal impulsionador dos negócios em 2012. "Nós conseguimos um bom fornecedor que nos permitiu agir com mais agressividade. E pano de chão não tem marca, não tem teste, não tem fidelidade. O que interfere mesmo é o preço", explica, sem revelar os valores dos ganhos obtidos no ano passado.

De acordo com a gerente, também houve um aumento natural do mercado de limpeza que é contínuo. "Conforme a população cresce, há mais acesso à informação e isso interfere nos hábitos de higiene. E o brasileiro é um povo que gosta de limpeza", comenta.

Inovação
- Inês Pereira afirma estar muito feliz com os resultados. O segredo? "Tem que acreditar, renovar, não pode estagnar", diz. Uma das ideias exclusivas da marca Prin, por exemplo, é a essência de citronella no produto pastoso para lavar o piso e no multiuso. A empresa também desenvolveu sacos de lixo com odor de citronella, porém somente algumas unidades para testes.

Com um entusiasmo contagiante, Inês afirma que é ela mesma quem se encarrega de ficar "antenada" em tudo o que está acontecendo no seu segmento, com leitura diária de jornais, de publicações especializadas do setor, além de concentrar atenção especial à percepção do consumidor, nos resultados dos testes, entre outros.

"As pesquisas compradas são muito caras. Eu trabalho feito uma formiguinha. Gosto muito do que faço e sou preocupada com qualidade. Testo as mercadorias na minha casa e sempre procuro entender sobre as formulações químicas", considera.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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