Missão que partiu de BH trouxe na bagagem perspectivas de negócios e visão internacional mais ampla.
Mais de 30 mil estandes distribuídos em uma área de 950 mil metros quadrados. Essa é a magnitude da China Import and Export Fair, a Canton Fair, ou Feira de Cantão, que contou com a presença de 52 empresários mineiros, que embarcaram em missão promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). Os participantes, que retornaram na última semana após passarem também por Pequim, Hong Kong, Macau e Dubai, trouxeram na bagagem novas perspectivas de negócio, além de uma visão internacional mais ampla.
Um dos principais momentos da feira foi a assinatura de um acordo bilateral entre a Federaminas e a Canton Fair Import and Export Company, um dos braços da Canton Fair. Por meio do convênio, os empresários mineiros poderão entrar em contato direto com os expositores do evento, sem a interferência de intermediários. "Essa é uma forma de aumentar as perspectivas de negócios", comemora o presidente da Federaminas, Wander Luís Silva. Ele ressalta que a ação faz parte do processo de internacionalização da entidade que dirige.
Ele acrescenta que a feira foi uma oportunidade de os empresários explorarem outros mercados e de terem uma ideia ainda mais clara da importância da China para o atual cenário econômico mundial. Os desdobramentos da Canton Fair não param por aí. Entre os dias 16 e 18 deste mês, a entidade realiza no Sesc Ouro Preto, em cidade homônima, na região Central, um balanço que deve contar com a presença daqueles presentes à missão. A ocasião deve permitir a troca de experiências, ideias e impressões relacionadas ao grande país asiático.
Oportunidades - Quem frisa a importância da parceria é o proprietário da Trebeschi Tomates, Erico Trebeschi, de Araguari, no Triângulo Mineiro. "Ela certamente vai contribuir para o fortalecimento do elo entre Minas e China", afirma. Embora não tenha fechado nenhum contrato até o momento, ele garante que, em meio a milhares de estandes, foi capaz de garimpar uma série de ofertas, aparentemente bastante atraentes.
Trebeschi, que participou de uma missão internacional pela primeira vez, revela que, de agora em diante, sua empresa deve confirmar presença em outros eventos. "Mesmo que eu não tenha a disponibilidade de viajar mais uma vez em outubro, quando acontece a segunda edição da Canton Fair no ano, outro funcionário da empresa deve me representar, uma vez que se trata de uma grande experiência", argumenta.
Além do grupo de empresários, a missão também teve como integrantes os deputados Rômulo Veneroso, do PV, e Bosco, do PTdoB. Veneroso ressaltou a importância da presença do DIÁRIO DO COMÉRCIO, representado por seu diretor executivo, Yvan Muls. "Com essa divulgação, mais pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a feira, o que deve motivar um número mais significativo de interessados a comparecer às próximas edições", declara.
Bosco também fez elogios à presença do periódico. "Parabenizo por sua efetiva participação e cobertura jornalística", emenda. Ele também se diz impressionado com a infraestrutura do tigre asiático, principalmente dos seus aeroportos, portos e rodovias. Para ele, isso evidencia o quanto o Brasil ainda precisa avançar, a fim de diminuir os elevados encargos referentes à logística, o que poderia impulsionar o crescimento da produção industrial brasileira.
Veículo: Diário do Comércio - MG