Fluxo subiu de 10% a 20% no último fim de semana.
O último fim de semana antes do Dia das Mães já surtiu efeito positivo nos shopping centers de Belo Horizonte, onde o fluxo de consumidores aumentou de 10% a 20%, dependendo do mall. Foi assim nos shoppings populares e nos mais sofisticados. A expectativa em todos shoppings é de que o próximo sábado seja de corredores lotados, mantendo o velho hábito dos brasileiros de deixar as compras para a última hora e também porque o quinto dia útil do mês, quando muitas pessoas recebem seus salários, é amanhã.
No Via Shopping Barreiro, de acordo com a gerente de Marketing, Ana Flávia Salles, no último fim de semana o número de clientes e as vendas foram 20% maiores em relação ao mesmo período anterior.
Localizado em Lourdes, na Zona Sul, o Diamond Mall registrou aumento de 5% no fluxo de pessoas no último fim de semana na comparação com os anteriores. Um bom indicador foi o crescimento de 12% na troca de cupons para concorrer ao sorteio do Dia das Mães - um Range Rover Evoque - em relação ao mesmo período de 2012. Segundo a gerente de Marketing do Diamond, Flávia Louzada, durante o período da promoção, o mall espera crescer 10% em vendas e 2% no fluxo de clientes.
Outro shopping da Zona Sul, o Pátio Savassi, localizado no bairro São Pedro, registrou no fim de semana passado aumento de vendas de 8% sobre o mesmo período de 2012. O resultado é atribuído às ações planejadas para a comemoração da data, que incluiu recreação infantil e apresentações musicais. O Pátio apostou também em ações de relacionamento via instagram e vai sortear um veículo Audi A1 para cada R$ 450,00 em compras feitas pelos clientes. A expectativa é de um aumento de 12% em vendas e 3% no fluxo de consumidores em relação ao Dia das Mães do ano passado.
Tíquete médio maior - As promoções são consideradas também o segredo para o aumento de 5% na entrada de veículos no estacionamento do Boulevard Shopping, em Santa Efigênia, região Centro-Leste de BH. O gerente de Marketing do centro de compras, Daniel Vieira, disse que, principalmente, a joalherias e lojas de vestuário ficaram cheias no fim de semana. Mas o que se comemora ali é o aumento do valor do tíquete médio, que em 2012 foi de R$ 770,00 e este ano já está em R$ 1.073,00. A campanha do mall para 2013 foi desenvolvida em cima das joias, que serão sorteadas entre os clientes a cada R$ 400, 00 em compras. "Esperamos aumento de vendas de 15% e de 10% no número de clientes", disse Vieira.
O Shopping Cidade, que fica no hipercentro de Belo Horizonte, já percebeu que o número de pessoas circulando pelo mall está 10% maior. "No fim de semana recebemos 180 mil pessoas, 10% a mais do que em épocas normais", garante a coordenadora de Marketing, Tânia Souza. Ela aguarda o próximo sábado, quando os clientes estarão com os salários no bolso, para incrementar os negócios e fechar o mês com vendas 12% superiores à da mesma época do ano passado. "O fluxo de clientes vai crescer 20%", aposta.
o que também prevê o gerente de Marketing do Minas Shopping, na região Nordeste, Renan Fernando Souza. "As vendas serão boas a semana toda, como foram no sábado e domingo, quando o número de consumidores subiu 6% em comparação aos fins de semana anteriores", disse. O segredo da data são as promoções, garante o gerente, com sorteios de carros e viagens. Quando fizer o balanço da data, o Minas Shopping espera concretizar um aumento de 12% nas vendas e de 20% em número de consumidores em relação a 2012.
Horário estendido - Para atender à clientela, alguns centros de compras vão estender o horário de funcionamento. o caso do Xavantes, na região central, que no próximo sábado abrirá de 8 às 18 horas e, no domingo, de 8 às 14 horas. Segundo o administrador do mall, Leonardo Furman, as vendas e o fluxo de pessoas foram 20% maiores no último fim de semana.
Ele demonstra muito otimismo, esperando aumentar o volume de negócios em 40% no próximo sábado. A administração também prevê uma expansão de 35% no movimento até domingo, enquanto as vendas devem ficar 30% maiores. O tíquete médio esperado é em torno de R$ 70,00 e os lojistas apostam nas roupas, calçados, bolsas e acessórios, mas os celulares são os campeões de vendas.
Veículo: Diário do Comércio - MG