Sovena terá também azeitona no varejo

Leia em 2min

O grupo português Sovena, dono do maior olival do mundo, planeja trazer azeitonas ao Brasil em 2013. A principal atividade da companhia é a produção de azeite, mas a Sovena atua também com óleo, biodiesel e vinagre, além de azeitonas. No Brasil, é dona da marca de azeites Andorinha, distribuído pela Bunge.

Vasco Campos, gerente regional do Sovena para a América Latina, diz que está estruturando a entrada das azeitonas com a marca Andorinha no país, mas não dá detalhes sobre a operação.

Português da cidade do Porto, Campos mora no Brasil há um ano e meio. Antes, passava temporadas de três meses por ano aqui, fazendo negócios. Ele assumiu o cargo de gerente regional da Sovena em novembro de 2012, numa mudança na estrutura da empresa cujo objetivo é fortalecer as relações entre a Sovena e os parceiros comerciais e indiretos, como as grandes redes de varejo.

O Brasil se tornou o principal escritório da América Latina e os investimentos em marketing serão maiores em 2013 aqui do que em Portugal, pelo segundo ano consecutivo.

O abastecimento de bares e restaurantes é outra missão de Campos este ano. A operação de "food service" hoje representa pouco para a Sovena e o executivo afirma que está estudando como aumentar as vendas nesse canal, possivelmente por meio de parcerias com a Bunge.

Há, no entanto, muitas dificuldades, diz Campos. A principal é a falta de dados sobre o mercado de food service. Por outro lado, o fato de haver baixa penetração do azeite, principal produto do grupo, neste mercado é desafiador. "O faturamento do food service para o azeite é pequeno, não chega a 10%."

A introdução dos novos produtos vai ajudar a Sovena a "desenvolver mercado no Brasil", expressão repetida pelo executivo diversas vezes durante a entrevista. "A América Latina é o 'calcanhar de Aquiles do grupo'", diz Campos, referindo-se à necessidade de expandir a operação em uma região que cresce e, com isso, torná-la menos dependente da Europa em crise.

A Sovena é a segunda maior empresa de azeites e a maior fornecedora de "marca própria" do produto do mundo (um dos clientes é a rede americana Walmart). Em 2012, faturou mais de € 1 bilhão e movimentou 160 mil toneladas de azeite e 500 mil toneladas de óleo. Tem 1,1 mil funcionários e oito fábricas no mundo.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

A corrida para criar o analgésico seguro já começou

Na esteira de importante decisão da Food and Drug Administration (FDA, a agência que regula alimentos e rem...

Veja mais
Empresa pode reaver ICMS de produto gratuito

Depois de obterem no Superior Tribunal de Justiça (STJ) decisão que isenta do Imposto sobre Circulaç...

Veja mais
Preço sobe, mas mercado de azeites se mantém em alta

Depois de anos com preço em queda e aumento nas vendas, o mercado de azeites começou 2013 em outro context...

Veja mais
Depois de vender Boots à Walgreens, Pessina vai à China

Menos de um ano depois de ter negociado o acordo de sua vida - vender toda a inglesa Alliance Boots, de capital fechado,...

Veja mais
Argentina afrouxa tabelamento, mas volta a apertar importações

A deterioração das contas externas da Argentina liquidou a experiência do congelamento informal de p...

Veja mais
Para BID, logística dificulta acesso e concentra exportação em poucas cidades

Apenas dez cidades brasileiras correspondem a 46% do total exportado pelo país, de acordo com estudo realizado pe...

Veja mais
Logística do país tem 33% do desempenho dos competidores

O Brasil precisaria aumentar em três vezes os índices de desempenho da infraestrutura de transportes nacion...

Veja mais
Goóc lança franquia para reeditar o sucesso

Após incêndio em fábrica e revés em sua estratégia de distribuição, empr...

Veja mais
Varejo começa a detalhar imposto na nota

Três grandes redes varejistas já começaram a emitir nota fiscal detalhada, antecipando-se à l...

Veja mais