Neste domingo, a perspectiva é de que as mães brasileiras serão mais presenteadas que em maio do ano passado. É isso o que indica a pesquisa de intenção de compra para a data, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o Instituto Ipsos. De acordo com os dados apurados, houve crescimento na disposição para adquirir todos os itens analisados. O resultado é considerado positivo pois ele pode se traduzir em aumento real nas vendas da data, considerada a segunda melhor para o varejo depois do Natal, e apontar que o consumidor tem confiança em sua atual situação. Os presentes que mais se destacam são roupas e calçados com 52,7% da preferência dos entrevistados.
Para Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), "os dados da pesquisa evidenciam que, no Dias das Mães, o consumidor parece estar mais decidido a ir às compras, o que pode se traduzir em um bom resultado para o comércio nesta data".
O economista da ACSP Emílio Alfieri afirma que houve queda expressiva de 15,2% para 5,5% no total de consumidores que se declararam indecisos, o que indica que eles podem até decidir a compra na última hora, mas não deixarão de presentear suas mães. "No ano passado, o consumidor estava mais cauteloso", diz o economista.
Outro aspecto positivo do estudo, afirma Alfieri, é que a maioria dos itens avaliados apresentou aumento na intenção de compra (veja quadro). As únicas exceções são no caso de CDs e livros, com recuo de 6% para 5,4% e de lembrancinhas em geral, com retração de 4,5% para 3,6%. Mesmo assim, Alfieri lembra que as diminuições não necessariamente prejudicarão o desempenho do varejo na data, pois estes itens têm menor valor em comparação com os demais avaliados.
O economista destaca outro item do estudo que indica o comportamento dos consumidores, como a intenção de 8,8% dos consumidores das classes D e E de comprar celulares, maior que os 5,4% entre os integrantes do segmento C. O dado, diz Alfieri, pode apontar mais confiança desta classe social na economia do País. O mesmo aconteceu com a televisão, pois 5,9% dos entrevistados deste grupo demonstraram intenção de adquirir este item contra a média de 1,8% da classe C.
Formas de pagamento – Apesar do índice geral de maior intenção de compra de presentes para as mães, o consumidor que respondeu ao levantamento da ACSP/Ipsos também demonstrou cautela quanto à escolha da forma de quitar suas aquisições. A maioria deverá pagar as compras à vista, com exceção da geladeira e do fogão, mercadorias que serão adquiridas em grande maioria pelos consumidores das classes D e E, que preferem a modalidade parcelada para manter equilibrado seu orçamento doméstico.
Na opinião de Alfieri, os dados indicam que a população pretende continuar consumindo, mas ela está cautelosa e prefere não comprometer seu orçamento com compromissos de longo prazo no caso da aquisição de itens de menor valor.
Veículo: Diário do Comércio - SP