RaiaDrogasil planeja abrir até 15 lojas populares

Leia em 2min

A RaiaDrogasil testa um formato de loja popular, batizado de Farmasil, que deverá ter de 10 a 15 pontos até o fim do ano. Segundo o diretor de relações com investidores da companhia, Eugênio de Zagottis, esse ainda é um projeto piloto, que, se validado, poderá se tornar uma estratégia da rede de farmácias.

O modelo da Farmasil é de uma loja menor, que requer menos investimento, para mercados pequenos, em que a RaiaDrogasil não consegue entrar ou se dar bem. As margens do modelo popular precisam ser similares ao padrão da companhia. "É uma tentativa de preencher um espaço no mercado em que não conseguimos competir de outra forma", disse Zagottis.

A RaiaDrogasil abriu 36 lojas no primeiro trimestre deste ano - número recorde para o período -, ante 9 um ano antes. A aquisição de pontos da rede Santa Marta, de Goiás, no fim de 2012, contribuiu para o movimento.

O forte ritmo de abertura de unidades pesou nas despesas operacionais, que cresceram 18,6%, para R$ 356 milhões. Como outro efeito colateral, a companhia tinha no primeiro trimestre 36,6% das lojas em maturação, o portfólio mais "verde" desde o segundo trimestre de 2011. Isso enfraqueceu o resultado de janeiro a março, mas, por outro lado, demonstra o potencial de maturação futura, disse Zagottis, em teleconferência sobre os resultados.

A receita bruta da RaiaDrogasil somou R$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre, uma alta de 11,8%, considerada modesta. Zagottis disse que o período é o mais fraco para o setor e, este ano, houve um feriado a mais (a Páscoa, que em geral cai em abril), além de um clima mais frio e chuvoso, que afetou as vendas de higiene e beleza. A empresa calcula uma perda de 2,1% nas vendas pelo efeito calendário.

A margem bruta ficou em 26,6% no trimestre, acima do registrado um ano antes, mas abaixo do último trimestre de 2012. Zagottis espera uma recomposição no segundo semestre, já que a base de comparação é relativamente baixa e as despesas devem diminuir. No segundo semestre, a RaiaDrogasil também terá mais lojas maduras.

A RaiaDrogasil tem 906 lojas em funcionamento e 47 inaugurações em andamento. E reiterou o plano de abrir 130 unidades em 2013.

O lucro líquido atribuído aos acionistas controladores da companhia caiu 26% no primeiro trimestre, na comparação anual, para R$ 14,3 milhões. O lucro ajustado, que exclui as despesas não recorrentes de integração das redes Raia e Drogasil, subiu 7%, para R$ 26,5 milhões.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Geloso compra concorrente e planeja diversificar atuação

A Geloso, uma das maiores fabricantes de gelo de Minas Gerais, vai se transformar em marca de água mineral e sorv...

Veja mais
Aquisições dão R$ 9 bi às grandes redes

Quando a rede de farmácias americana CVS anunciou em fevereiro a compra da brasileira Onofre por 25 vezes o Ebitd...

Veja mais
Alpargatas prevê receita maior com nova fábrica

Com o início da operação de uma nova fábrica de Havaianas em Montes Claros (MG), na pr&oacut...

Veja mais
HTC tenta recuperar antigo prestígio

Há menos de dois anos, a HTC era a pequena companhia de Taiwan que estava batendo na Apple em seu próprio ...

Veja mais
Empresas oferecem projeto de padaria às lojas

  Veículo: DCI...

Veja mais
No mercado 'pet', 10% das empresas abocanham 41% do faturamento

O setor de produtos para saúde animal começa a se concentrar no país, segundo dados do Sindan (sind...

Veja mais
Cotação da soja reagiu na semana passada

As cotações da soja reagiram durante a semana passada, de acordo com análise da agência Safra...

Veja mais
Preço causa desacordo entre produtor de arroz e governo

Enquanto o governo vê com maus olhos o aumento do preço das cotações do arroz para acima dos ...

Veja mais
Preço de presente cresce abaixo da inflação

Os presentes típicos do Dia das Mães tiveram aumento abaixo da inflação, de acordo com estud...

Veja mais