Setor têxtil reage e avança 11,4%

Leia em 2min 20s

Para alavancar as indústrias têxtil e calçadista, acontecem, em agosto, no CE, feiras voltadas para os setores

Após sofrer uma queda de 20% no faturamento em 2012, a indústria têxtil cearense registrou uma alta de 11,4% na produção do primeiro trimestre do ano. Além de um regime tributário melhor, investir em tecnologia e qualificação de profissionais para uso dos equipamentos é uma das soluções para alavancar o setor. É o que afirma o presidente do grupo Feiras, Congressos e Empreendimentos (FCEM), Hélvio Roberto Pompeo.

O tamanho da exposição passará de um espaço de 1.500 metros quadrados, na primeira edição da Maquintex, para 2 mil metros quadrados FOTO: KIKO SILVA

Dentro deste cenário, Fortaleza será sede da segunda edição da Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil (Maquintex), um evento de âmbito internacional realizado pela FCEM, programado para os dias 20 a 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). De acordo com Pompeo, mais de 80% dos equipamentos em exposição no evento são oriundos de outros países. "Para competir com o mercado internacional, temos que ter estrutura tecnológica e pessoas qualificadas para operá-los. Além disso, o governo precisa diminuir os encargos", comenta.

Feira calçadista

Paralela à exposição voltada para a indústria têxtil, o Centro de Eventos recebe ainda a primeira edição da Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro Calçadista (Femicc). Conforme Pompeo, Fortaleza foi escolhida pela representatividade do Ceará para a indústria calçadista atual. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as principais influências positivas para o crescimento de 1,7% da indústria cearense, no primeiro trimestre, veio principalmente dos setores de calçados e artigos de couro, com alta de 15,4% no período. "Hoje, o Ceará é considerado o estado que mais produz na área calçadista, embora, segundo a Abicalçados, o valor agregado ainda esteja em São Paulo e Rio Grande do Sul", explica.

Capacidade duplicada


Com junção das duas feiras, até agora, cerca de 400 expositores confirmaram participação no evento. O tamanho da exposição passará de um espaço de 1.500 metros quadrados, na primeira edição da Maquintex, para 2 mil metros quadrados. O aumento ocorre para dar conta das novidades e equipamentos de 35 países diferentes que serão expostos no Centro de Eventos.

Participação

Com um público formado em sua maioria por pessoas das regiões Norte e Nordeste, a organização espera 18 mil visitantes nas duas feiras. Em 2011, na primeira edição da Maquintex, 14 mil pessoas passaram pelo local.

Investimento

Para a realização do evento, um aporte de R$ 600 mil será investido pela organização. Já a expectativa em negociações é de superar a marca de R$ 500 milhões, número faturado na última edição da feira têxtil, que acontece de dois em dois anos.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Preço recua 0,5% em abril, diz o Procon-SP

O valor da cesta básica encerrou o mês de abril com queda de 0,5%. Segundo pesquisa do Procon-SP, o pre&cce...

Veja mais
Safra de laranja tem estimativas contraditórias

O setor citrícola, que viveu um dos piores momentos de sua história no ano passado, começa 2013 com...

Veja mais
Produtor rural pode ter custo elevado em 37%

Representantes do setor estão preocupados com a possibilidade, que poderá resultar na migraçã...

Veja mais
Estado planeja distribuição do milho

Definida a estrutura do Porto do Pecém para receber, entre os dias 6 e 10 de junho próximo, as 30 mil tone...

Veja mais
Depois da fraude, preço dispara

Levantamento feito por ZH constata que alta do longa vida chega a 4,18% em uma semana nos supermercados da Capital O le...

Veja mais
Preços no varejo aumentam pelo 8º mês seguido em março

O Índice de Preços no Varejo (IPV) divulgado pela Fecomércio mostrou alta de 0,56% em março,...

Veja mais
Varejo comemora a volta dos gastadores

Procura por crédito aumenta 17,3% em abril e pesquisa registra queda nos cheques sem fundos. Lojistas da capital ...

Veja mais
Safra de café no ciclo de baixa produtividade pode ser a maior já registrada no país, diz Conab

A safra nacional de café (arábica e conilon) para o período 2013/2014 pode se tornar a maior no cic...

Veja mais
Parto da duplicação da BR-470

O presidente do Ibama, Volney Zanardi, deve dizer hoje se as 40 mudanças feitas pelo Dnit no Plano Básico ...

Veja mais