GE terá locomotiva brasileira

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Máquina que será fabricada em Contagem (RMBH) terá 100% de conteúdo nacional.

Em meio às perspectivas positivas quanto ao crescimento do setor ferroviário, a GE Transportation, com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está desenvolvendo uma locomotiva 100% brasileira, segundo o diretor Comercial da companhia, Rogério Mendonça. A empresa mantém também um plano de nacionalização do modelo Dash9, que será produzido em Minas Gerais ainda neste ano, com vistas a aumentar a compra de peças e componentes de fornecedores locais.

De acordo Mendonça, o projeto da locomotiva brasileira, que irá operar em ferrovias de bitola métrica, deverá ser concluído ainda neste ano pela equipe de engenharia da GE. Porém, o início da fabricação em Contagem ainda não está definido e dependerá da demanda. Segundo ele, a Brado Logística, subsidiária da América Latina Logística (ALL) já encomendou três unidades da locomotiva Dash9.

Sem revelar valores, ele explicou que a projeto se beneficiou dos investimentos da ordem de US$ 35 milhões realizados pela companhia nos últimos anos. Além disso, houve aumento considerável na equipe de engenharia para desenvolver os produtos no país. "Passamos de sete engenheiros para 70 profissionais", diz.

O projeto é parte do Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que visa fomentar a cadeia de fornecedores locais. Através do programa, os compradores têm acesso a linhas de financiamento com taxas de 3,5% ao ano. A meta é alcançar 60% de nacionalização.

O primeiro modelo a ser incluído neste plano foi o AC44, locomotiva voltada para bitola larga. Recentemente, a companhia atingiu 63% de peças e componentes nacionais. Para a Dash9, o contrato foi assinado no final do ano passado.

Programa - A multinacional mantém projeções positivas em relação ao mercado no país, principalmente, por conta do plano de investimentos em logística anunciado pelo governo federal. "O momento é de muito otimismo", afirma.

Com o Programa de Investimentos em Logística: Ferrovias, o governo federal pretende atrair aportes da ordem de R$ 91 bilhões e acrescentar 10 mil quilômetros à malha ferroviária brasileira. "Este plano tem um viés de produtividade, alinhado com a nossa estratégia", afirma.

Para 2013, as projeções da companhia são de manter os resultados próximos aos verificados no ano passado. Deverão ser entregues durante o atual exercício algo em torno de 60 locomotivas. Mendonça afirma que neste ano a empresa ainda sente os impactos de um amadurecimento anterior do setor, que vem buscando maior eficiência no consumo de combustível, produtividade e confiabilidade dos equipamentos.

Os efeitos dos investimentos nas ferrovias brasileiras deverão ser sentidos nos próximos exercícios. Conforme ele, em 2014, por exemplo, as expectativas são de crescimento no volume de negócios da empresa.

Além do mercado interno, a empresa também exporta parte da produção. Entre os destinos estão países da América Latina, África e Oriente Médio. Em 2012, por exemplo, entre 15% e 20% da produção em Contagem foi exportada.

A GE Transportation é subsidiária da norte-americana General Electric. A unidade mineira tem capacidade instalada de 120 locomotivas e está em operação há 50 anos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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