Operação permite agilizar expansão da marca no mercado; compatibilidade deve ser avaliada
Entre vantagens para franqueado estão compras em escala e acesso a marca já conhecida no mercado
Diante de um mercado aquecido em segmentos como varejo e serviços, uma estratégia de expansão ganha espaço entre as redes de franquia no Brasil: a conversão de bandeira.
A conversão ocorre quando uma marca de franquias, em vez de buscar empresários dispostos a investir do zero em uma nova loja, incorpora à sua rede um negócio já estabelecido no mercado.
O empresário, antes independente, se torna então um franqueado, adotando marca, padrão visual, treinamento e outras práticas de mercado da rede. Em troca, tem de pagar as taxas de royalties ao franqueador (veja quadro).
Segundo especialistas, um dos principais motivos para a adoção dessa estratégia pelas redes é a busca por expansão rápida. Em alguns setores, a falta de bons pontos comerciais estimula a prática.
"A conversão traz vantagens para os dois lados, mas exige 'compatibilidade' entre os parceiros, como um casamento", diz André Friedheim, da consultoria Francap.
A Remax, rede de imobiliárias americana que chegou ao Brasil em 2009, usou essa estratégia para acelerar sua expansão no país. Das 240 unidades, 60% são de ex-donos de imobiliárias.
"Com a conversão, trazemos corretores experientes ao time e ampliamos o volume de vendas rapidamente. ", diz Renato Teixeira, presidente da Remax.
ESCALA
Um dos principais benefícios para o franqueado, dizem consultores, é entrar para uma rede de negócios, obtendo vantagens como compras em escala e condições especiais de financiamento.
Franqueados também relatam aumento das vendas após a mudança de marca.
Michel Spercel, que se tornou franqueado da rede de farmácias Farmais há cerca de um mês, diz que um dos primeiros efeitos da troca foi a redução da taxa paga nas transações com cartões.
Dono há cinco anos de uma farmácia em São Mateus, em São Paulo, ele afirma que se interessou pela conversão para "afastar a concorrência".
"Além disso, com as tarefas do dia a dia, faltava tempo para me dedicar a atividades como propaganda e organização da loja", diz.
A Farmais converteu 26 farmácias em 2012, de um total de 52 lojas inauguradas.
Mas há cuidados a serem tomados. Analisar o histórico financeiro do futuro franqueado e conhecer a cultura da rede é aconselhável para evitar que o "casamento" entre em crise.
Altino Cristofoletti, da Casa do Construtor, rede de aluguel de equipamentos, conta que, por erro de avaliação de ambas as partes, um dos negócios convertidos não trouxe o resultado esperado.
"Por isso, é importante ter seleção e monitoramento constantes", avalia.
Veículo: Folha de S.Paulo