De acordo com o Índice de Preços no Varejo (IPV), apurado pela FecomercioSP, os preços do varejo paulistano encerraram abril com alta de 0,46% diante 0,56% aferido em março. Verifica-se uma tendência de desaceleração já que no primeiro mês do ano o indicador acusou variação positiva de 1,16%, passando para 0,6% em fevereiro e 0,56% em março.
Apesar da queda, o IPV completa nove meses de alta consecutiva. Nos últimos 12 meses, a elevação acumulada é de 6,6%. Já no ano atinge 2,81%, bastante acima de 0,32% assinalado no mesmo período do ano passado. O setor de Drogarias e Perfumarias apresentou variação de 2,04% em relação a março e foi o principal vilão da alta do IPV em abril.
De acordo com a FecomercioSP, os preços médios dos alimentos, que vinham sendo pressionados por causa do clima adverso, ingressam aos poucos em uma trajetória mais comportada, entretanto, a dispersão de alta ainda se mantém elevada nos demais grupos. Avaliando o acumulado dos primeiros quatro meses deste ano contra o mesmo período de 2012 nota-se que há tendência de alta nos preços que permanece disseminada.
Veículo: Empresas e Negócios