CONFIABILIDADE
É preciso pesquisar a idoneidade do site e a transparência das informações
Em plena era digital, a internet é uma das opções mais cômodas para a compra dos presentes do Dia dos Namorados, pois permite a comparação instantânea de preços, além da entrega em casa. Mas o Procon alerta para alguns cuidados, antes de se optar por essa forma de compra.
O diretor em exercício do Procon/PA, Rafael Braga, recomenda que o consumidor observe a confiabilidade do site, quanto tempo ele existe, consulte blogs sobre sua atuação. “A Lei do Comércio Eletrônico é muito clara quando afirma que o site deve ser o mais transparente possível, informando CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o CPF, no caso de pessoa física”. Além de verificar o endereço físico da empresa e um telefone de contato, de preferência um número fixo, é importante observar o prazo de entrega, a disponibilidade do produto e guardar os e-mails trocados com a empresa, assim como o número do pedido e o protocolo de compra, orienta Braga.
Nas compras pela internet, Braga afirma que o consumidor precisa pesquisar preços. Procon recomenda cuidado com compras pela internet.
“Às vezes, um mesmo produto com as mesmas especificações tem um preço x em um site e, em outro, duas vezes x”, alerta. Quanto à entrega, caso o produto não chegue no prazo previsto pelo fornecedor, “o consumidor deve procurar o Procon para abrir um processo administrativo”, explica.
Nas lojas, Rafael Braga alerta que é preciso observar se os preços estão nas vitrines e a obrigação da loja de fornecer a nota de troca. Até o próximo dia 7, o Procon/PA fará fiscalização. “Estamos fiscalizando o comércio em geral, os shoppings, motéis, restaurantes, floricultura e outros”, afirma o diretor.
Com oito anos de namoro, Deia Lima, 25 anos, já sabe o que vai dar de presente para o namorado, no próximo dia 12, e como vai adquirir. “Vou comprar aqueles jogos online pela internet, que a gente paga e só precisa baixar”, diz ela, que levou em conta o gosto do namorado e as facilidades do comércio eletrônico. “A internet tem promoções, preços mais em conta que a maioria das lojas e, em alguns casos, não cobra frete”, enumera, para informar que sempre pesquisa antes e procura a ajuda de pessoas que entendam do assunto.
Veículo: O Liberal - PA