Ciência busca explicar as decisões do consumidor

Leia em 1min 10s

Experiência vivida traz marcas que impactam na avaliação de compras

As deduções do cérebro na hora do consumo, que influenciam na opção de um produto ou serviço, instigam os debates do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Há entendimento de que nenhuma decisão é baseada apenas na razão, por isso a neuroeconomia busca identificar os estímulos que têm maior impacto na escolha dos consumidores.

Ao mostrar exemplos de como a razão e a emoção se relacionam na tomada de decisões, o neurocientista André Palmini trouxe ao evento conhecimentos científicos para avaliar o comportamento humano e quais propagandas são mais eficientes.

– Cada experiência que se tem na vida traz uma marca emocional que impacta no racional – disse Palmini, coordenador de projetos científicos do Instituto do Cérebro na PUCRS.

Conforme o especialista, regiões do cérebro captam sensações positivas e negativas, que remetem ao desejo de ter ou não ter algo:

– Por isso, as decisões têm maior chance de êxito quando resgatam vivências passadas e projetam consequências futuras.

Para o fundador e diretor de criação da agência japonesa Mori Inc., Morihiro Harano, a criação de campanhas publicitárias deve considerar dois lados: a vida das pessoas e a mensagem que se quer passar.

– Temos de pensar numa memória compartilhável com a audiência – resumiu o publicitário.

O festival em Gramado, que reúne cerca de 5 mil participantes do país e do Exterior, termina hoje.



Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Remédios tiveram o maior impacto sobre IPCA de maio

Os remédios lideraram os principais impactos na inflação entre os itens pesquisados para o Í...

Veja mais
Namorados vão movimentar R$ 150 milhões

As flores têm perdido lugar entre os produtos preferidos, ganhando destaque, sobretudo, roupas e celularesOs casai...

Veja mais
Produtos juninos ficam 22,05% mais caros em BH

Alimentos para a comemoração da festa de São João subiram acima da inflação of...

Veja mais
Açaí receberá incentivo na Transamazônica

MANEJOCrescimento pode ser a solução para áreas degradadasA produção do aça&ia...

Veja mais
Porto do Rio Grande opera com 50% da capacidade

Setor critica centralização de decisões da Lei dos Portos e espera regulamentação; de...

Veja mais
Brasil é reprovado em itens essenciais

Estudo do Boston Group analisa a capacidade brasileira de atrair empresas internacionais.Rio - O Brasil foi reprovado em...

Veja mais
Safra gaúcha registra alta superior a 35%

Levantamento da Conab também aponta aumento recorde da soja, com 12,5 milhões de toneladas colhidas A saf...

Veja mais
Exportação de café teve expansão no mês passado

São Paulo - A exportação brasileira de café apresentou crescimento de 17,1% no volume em mai...

Veja mais
Conab e IBGE anunciam ótimas safras

Safra de grãos foi recorde em2012/2013. E previsão para 2013 é de crescimento de 14,8%.No campo da ...

Veja mais