Experiência vivida traz marcas que impactam na avaliação de compras
As deduções do cérebro na hora do consumo, que influenciam na opção de um produto ou serviço, instigam os debates do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Há entendimento de que nenhuma decisão é baseada apenas na razão, por isso a neuroeconomia busca identificar os estímulos que têm maior impacto na escolha dos consumidores.
Ao mostrar exemplos de como a razão e a emoção se relacionam na tomada de decisões, o neurocientista André Palmini trouxe ao evento conhecimentos científicos para avaliar o comportamento humano e quais propagandas são mais eficientes.
– Cada experiência que se tem na vida traz uma marca emocional que impacta no racional – disse Palmini, coordenador de projetos científicos do Instituto do Cérebro na PUCRS.
Conforme o especialista, regiões do cérebro captam sensações positivas e negativas, que remetem ao desejo de ter ou não ter algo:
– Por isso, as decisões têm maior chance de êxito quando resgatam vivências passadas e projetam consequências futuras.
Para o fundador e diretor de criação da agência japonesa Mori Inc., Morihiro Harano, a criação de campanhas publicitárias deve considerar dois lados: a vida das pessoas e a mensagem que se quer passar.
– Temos de pensar numa memória compartilhável com a audiência – resumiu o publicitário.
O festival em Gramado, que reúne cerca de 5 mil participantes do país e do Exterior, termina hoje.
Veículo: Zero Hora - RS