Em declínio devido à ascensão do segmento de shopping centers no País, as lojas de departamentos que possuem representantes como Lojas Americas, Havan, entre outras, sobrevivem com a profissionalização de suas operações. Ampliar portfólio de produtos ao inserir artigos de marca própria e trazer toda a comodidade de um shopping são as estratégias para não perderem de vez o consumidor brasileiro.
Um case de sucesso que sobreviveu no setor é o da Havan. A rede com sede em Brusque, em Santa Catarina, tem planos expressivos de expansão: abrir 14 novas unidades ao longo deste ano e até 2015 atingir 100 pontos de venda espalhados pelo Brasil.
Mas não foram apenas os shoppings, com sua estrutura invejável, os responsáveis por encolher o setor de lojas de departamentos. Segundo Luiz Alberto Marinho, da GS&BW, os hipermercados foram decisivos. "Os hipermercados também passaram a atender as necessidades mais complexas: geladeiras, televisores, etc. ajudaram no declínio dessa operação", concluiu ele. Já na opinião de Maurício Galhardo, da Praxis Business, a salvação desse modelo está na diminuição da operação e nos investimentos em comodidade.
Veículo: DCI