Loja on-line distribui o produto no país.
O Circuito das Águas, na região Sul de Minas Gerais, é famoso nacionalmente por suas estâncias hidrominerais. No entanto, uma cidadezinha de cerca de 3 mil habitantes localizada na região promete atrair os olhares de todo o Brasil. Trata-se de Alagoa, município onde é produzido o Queijo D’Alagoa, um queijo do tipo parmesão que já está sendo vendido por todo o país. O responsável por essa projeção nacional é Osvaldo Martins de Barros Filho, fundador do site www.queijodalagoa.com.br, que abriga, além de informações sobre o produto, uma loja on-line que distribui em todo o território brasileiro.
Martins de Barros Filho começou a trabalhar na divulgação do Queijo D’Alagoa em 2009 quando um amigo, produtor do queijo, reclamou que as vendas estavam ruins. "Ele estava com dificuldade de escoar o produto e me pediu ajuda. Então veio a ideia de vender pela internet. Nós criamos o site em um servidor gratuito e com o tempo aquele negócio começou a dar certo. Eu abri então uma empresa por meio do programa Micro Empreendedor Individual (MEI) e em janeiro de 2012 lancei a loja virtual, que aceita cartão de crédito, boleto, entre outras formas de pagamento", lembra.
Hoje, ele compra os queijos para revender não só do amigo que lhe pediu ajuda há cerca de quatro anos, mas de mais quatro produtores da cidade. São vendidos por mês cerca de 600 quilos de queijo, sendo 100 quilos no varejo, por meio da loja on-line, e 500 quilos no atacado. Para as vendas em atacado, Martins de Barros Filho conta com a ajuda de revendedores autorizados em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Ele também atende diretamente aos interessados na compra de grande quantidade de queijo por telefone e e-mail.
A entrega dos produtos vendidos no varejo é feita pelos correios. Já as grandes encomendas são entregues por transportadoras. A empresa distribui o Queijo D’Alagoa para todo o Brasil. "Já vendi para a cidade de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, e para Manaus, no Amazonas", observa. Além da página que criou na internet, ele aposta nas redes sociais como forma de divulgar o produto.
Para Martins de Barros Filho a projeção do produto ajuda a divulgar também a cidade de Alagoa. Ele destaca que a história do queijo se mistura com a história do município. "A produção do queijo de Alagoa é antiga. Tudo começou há mais de 100 anos, quando o Italiano Paschoal Poppa e sua esposa Luiza Altomare Poppa pisaram em solo alagoense. Os pastos verdejantes de Alagoa chamaram a atenção do italiano recém-chegado e logo mais se tornaram berço para as vacas leiteiras fornecerem a matéria-prima para o queijo parmesão", relata.
Ainda de acordo com o empreendedor, Paschoal Poppa instalou-se no bairro Boa Vista, a oito quilômetros da Capela, onde hoje fica o centro da cidade, e se juntou ao forasteiro Gumercindo Ferreira Pinto. "Era a soma da experiência italiana com os produtos naturais de Alagoa", afirma.
Veículo: Diário do Comércio - MG