Otimismo contido e cautela com os estoques devido à demanda mais fria, assim será as vendas do Dia dos Namorados. Mas, mesmo não sendo a data em que o varejo mais ganha com a venda de presentes, aos poucos tem se tornado um período temático em que os empresários do setor investem para atrair a atenção do consumidor. Prova disso é que, nos próximos anos a data temática ultrapasse o Dia das Crianças em importância, sendo que a mesma perde apenas para o Dia das Mães e o Natal.
A afirmação é de Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLE-SP), que revelou ao DCI que isso acontece devido ao envelhecimento do consumidor brasileiro. "Essa aproximação entre as datas tem ocorrido devido ao número crescente de pessoas economicamente ativa no País. Quando se fala em crianças, é possível perceber um número menor de nascimentos", explicou em entrevista ao DCI.
Ainda segundo o especialista, o Dia dos Namorados, diferentemente das outras datas, impulsiona alguns segmentos na economia. "Esse é um período em que o consumidor procura por artigos como: perfumes, flores, cestas de café da manhã, roupas, calçados e chocolates. Esses nichos apresentam crescimento de vendas, já os outros não", concluiu ele.
A expectativa da Federação é que a data fomente as vendas do comércio em 5% índice esse no mesmo patamar que o ano passado e o tíquete médio não ultrapasse R$ 100. A explicação para isso é o fato do consumo desacelerado e otimismo contido por parte dos empresários. "Os empresários estão otimistas, mas cautelosos por isso seus estoques não ganham grandes reforços no período", disse Stainoff.
Para os varejistas do Bom Retiro a expectativa é mais otimista, uma vez que atendem lojistas e consumidores também. "Como esses empresários atuam tanto no varejo, quanto no atacado, a expectativa é de vendas é de 8%, enquanto no geral nacional é de apenas 5%", argumentou.
A afirmação foi evidenciada por Plinio de Oliveira Júnior, especialista da Improve Consultoria Empresarial. O analista argumentou que, devido a menor importância da data, esse período é de vendas de menor valor agregado. "Na data não ocorrem compra de bens com grande valor agregado. É um momento em que os consumidores procuram artigos mais simples, produtos de uso pessoal, por exemplo", disse.
Questionado sobre os estoques, se eles são reforçados para as vendas de Dia dos Namorados, Júnior afirmou que em sua grande maioria não, o que acontece é uma adequação no portfólio oferecido. "Os varejistas aproveitam os estoques existentes e os apresentam ao consumidor de forma diferenciada. Nas datas temáticas em que o volume de vendas é menor, eles gastam com ambientação, vitrines e afins, tudo para levar o consumidor para dentro da loja", concluiu ele.
Como qualquer data com apelo comércio, os empresários do setor costumam se preparar com uma certa antecedência, como acontece com a rede Love Brands, co-branding das marcas Balonè, Puket e Imaginarium. Segundo Marcelo Sarpe, diretor de expansão da marca, os franqueados da Love Brands reforçam seus estoques com 40 dias de antecedência. "As três marcas, têm um apelo muito forte para o dia dos namorados e todas elas se preparam para esta data pelo menos uns 40 dias antes, lançando produtos novos e campanhas bem atrativas focadas neste público", disse por meio de nota.
Outro dado fornecido pelo empresário é que a expectativa é vender 100% mais na data: "A expectativa para esta data é de vender o dobro do que um mês normal, e para isto os clientes [franqueados] tem que ter um estoque para atender esta demanda que é o dobro de um mês normal. Ou seja, um aumento de vendas e de estoque em 100% em relação a um mês normal", disse Sarpe.
Quem também se programou para atender a demanda da época foi a marca de venda direta Jequiti Cosméticos, comandada pelo executivo Lásaro do Carmo Jr. Para a data temática foram criados kits especiais, além do lançamento da linha Desvendar. Composta por 4 tipos diferentes de óleos, foi o carro chefe de vendas da marca de cosméticos.
Os chocolates que também figuram como queridinhos na data, podem ser responsáveis por vendas 30% no Sam's Club. O clube de compras do Walmart, disponibilizou ao consumidor Trufas Belgas e as Latas 7 maravilhas, para ampliar suas vendas no período. Já para a marca de lingerieScala, a estratégia foi investir R$ 400 mil em campanha publicitária. Por meio de nota, a empresa ressaltou a importância da data por isso investiu o montante em mídia impressa, on-line, além de ações em seus pontos de vendas espalhados pelo Brasil.
Veículo: DCI