Indústria teve alta de 32% no faturamento no primeiro trimestre deste ano sobre igual período de 2012.
Depois de obter um crescimento de 16% em 2012, enquanto o setor de limpeza teve alta de apenas 3,5%, a Bombril continuou avançando nos negócios e registrou alta de 32% no faturamento no primeiro trimestre deste ano com relação a igual época do ano passado. A receita líquida passou de R$ 206,8 milhões para R$ 273,5 milhões, de janeiro a março. No mesmo período, o resultado bruto cresceu 31% passando de R$ 87,1 milhões no primeiro trimestre do ano passado para R$ 113,7 milhões em 2013.
O êxito nos negócios, de acordo com o diretor comercial, de marketing, de produto e desenvolvimento, Marcos Scaldelai, é resultado de um reposicionamento da marca no mercado, que está passando por um rejuvenescimento e modernização. Para deixar a Bombril mais jovem, a empresa tentou falar com mulheres na faixa dos 20 a 30 anos de idade por meio das humoristas Marisa Orth, Mônica Iozzi e Dani Calabresa, em suas propagandas. "A Bombril está em ótima fase. Superamos todos os objetivos traçados ao longo de 2012", comenta Scaldelai.
Outro fator que tem impulsionado os negócios da Bombril, considerada uma das maiores empresas de soluções de higiene e limpeza doméstica do Brasil, é o constante investimento em inovação, que representa 15% da verba de quase R$ 70 milhões da área de marketing. Nos últimos três anos, a companhia lançou 34 itens. Dentre eles, estão um produto para limpar micro-ondas que elimina odor de alimentos e um detergente para limpar máquinas de lavar roupas. Nos próximos três anos, a previsão é que outros 30 produtos sejam colocados no mercado. "A meta é preencher a necessidade das consumidoras, mesmo que a demanda venha de nichos específicos", comenta Scaldelai.
Um dos trabalhos que facilita a criação de novos produtos é a Casa Bombril, um projeto social que oferece cursos gratuitos para empregadas domésticas. Pesquisas realizadas com as alunas do projeto ajudaram a lançar novas mercadorias, como o Pratice limpador de tela LCD, o Sapólio Limpa Quintal e o Mon Bijou limpa máquina de lavar. Scaldelai diz que, no início de março, mais de 100 ideias foram apresentadas em um workshop, que agora passarão por avaliação e testes.
Expansão - Ele informa que a companhia possui planos para crescer ainda mais. "Temos um planejamento para expansão das três unidades da Bombril. Também há a possibilidade de aquisição de novas fábricas em pontos estratégicos para diminuir o custo logístico", anuncia o diretor, sem revelar detalhes dos projetos. A empresa possui três complexos industriais localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), emprega cerca de 3.500 funcionários (diretos e indiretos) e produz 350 mil toneladas de produtos por ano.
Segundo Scaldelai informou, os negócios em Minas Gerais estão em alta e a região tem uma grande relevância para a Bombril, sendo estrategicamente importante para o crescimento da empresa. Na unidade de Sete Lagoas são fabricados lã de aço, toda a linha de saponáceos, Limpol em pasta, Polibril, Mon Bijou Sachet e algumas categorias de desinfetantes, como o Kalipto Óleo. A unidade de Minas está localizada em um terreno de 120.000 metros quadrados e possui 20.000 metros quadrados de área construída. A estrutura abastece todo o estado, além do Rio de Janeiro, São Paulo e a região Centro-Oeste do país.
Atualmente, a Bombril é líder na categoria lã de aço, quarto item mais comprado na cesta de limpeza e com penetração em 94% dos domicílios do Brasil. A mercadoria apresentou crescimento de 3% nos últimos três anos. De acordo com Scaldelai, a empresa também recuperou a liderança no Nordeste do país, região que mais cresceu e hoje se revela o grande poder de compra da mulher da classe C.
Fundada em 1948, a Bombril S/A possui um portfólio de cerca de 500 itens de limpeza doméstica, dividido em 30 marcas e 62 categorias entre esponja de aço, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, esponjas sintéticas, amaciantes, lava roupas líqüidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores. De acordo com Scaldelai, os produtos Bombril estão presentes em praticamente 100% dos lares brasileiros.
Veículo: Diário do Comércio - MG