A empresa de iluminação Lâmpadas Golden constatou que o consumidor geralmente dá preferência à compra de lâmpadas em supermercados. De acordo com a área de relacionamento com o consumidor da empresa, isto acontece porque o número de estabelecimentos espalhados pela cidade e próximos à região do consumidor favorece. A compra desses produtos nas redes supermercadista não é exclusiva, e está associada à necessidade de trocar a lâmpada queimada. Segundo Renata Pilão, analista de marketing da empresa, o supermercado atende prontamente a necessidade da compra rápida e facilitada, já que pode ser associada à aquisição de outros produtos.
“Dificilmente o consumidor vai ao mercado somente para comprar lâmpadas, mas é motivado a fazê-lo quando é atraído visualmente. Por isso a importância de uma exposição atrativa no ponto de venda é a principal ferramenta que o fabricante possui, visto que o consumidor neste caso não busca tecnologia, mas uma substituição direta para o produto que queimou”, diz.
A decisão de compra do consumidor também varia de acordo com o local onde o supermercado está localizado, avaliou a empresa. Geralmente a classe “A” escolhe a temperatura de cor amarela, que tem maior apelo estético. Já a classe “C” tende a preferir a lâmpada de cor branca, cuja claridade passa a sensação de limpeza.
Nesta linha, a analista de marketing afirma que a orientação ao consumidor sobre as características do produto praticamente são supridas pelas informações das próprias embalagens, visto que as políticas de marketing e suas restrições no setor supermercadista dificulta o uso de variados materiais de divulgação. “A própria restrição de oferta de linhas de produtos é um fato a ser considerado. Ou seja, o supermercado não disponibiliza toda a linha de produtos de iluminação existentes no mercado, pois os mais complexos e menos comuns tendem a ser procurados em lojas especializadas. Isto explica, em parte, porque o LED ainda não é um produto que o consumidor busca nas prateleiras do supermercado”, enfatiza Pilão.
Em home centers, lojas de materiais elétricos e lojas de iluminação, o cliente busca variedade, pois nestes locais o portfólio de produtos vai da lâmpada econômica à tecnologia LED. De acordo com Pilão, uma das soluções é a utilização de materiais informativos, o que auxilia na experiência de compra do consumidor final e do profissional da área.
“O consumidor busca, nesses locais, produtos inovadores e com design diferenciado. Sua preocupação não é o preço nem praticidade na troca, mas tecnologia, efi ciência e apelo ambiental. Neste sentido, materiais informativos de apoio são essenciais, enquanto comunicação visual e suporte técnico”, conclui. Fonte (www. lampadasgolden.com.br).
Veículo: Empresas e Negócios