Cápsulas de café de outros fabricantes reduzem em até 20% o faturamento da grife em alguns mercados
Mondelez International Inc., segunda maior fabricante de café do mundo, vai começar a vender cápsulas compatíveis com a Nespresso em toda a Europa ainda no segundo semestre deste ano, aumentando ainda o desafio competitivo para a marca Nestlé SA.
A Mondelez, com sede em Deerfield, Illinois, nos Estados Unidos, venderá as cápsulas genéricas sob suas marcas Jacobs e Carte Noire na Alemanha, França, Áustria e Suíça, de acordo com Roland Weening, vice-presidente de estratégia, marketing e inovação. A Nestlé, de Vevey, Suíça, entrou com processos de violação de patente contra alguns rivais que introduziram cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, mas até agora não foi capaz de conter o fluxo de cápsulas copiadas pela D.E Master Blenders 1753 e outras.
“Queremos aproveitar as nossas marcas e oferecer todos os caminhos para a xícara”, disse Weening. “Avaliamos por algum tempo e sentimos que era o momento certo”.
Separada da Kraft Foods no ano passado, a Mondelez já vende sua própria máquina de bebidas, a Tassimo, desde 2005. Weening disse que a proposta das cápsulas compatíveis coma Nespresso não iria “despriorizar” a Tassimo, que tem vendas de aproximadamente US$ 1 bilhão.
Cápsulas genéricas reduzem lucro da Nespresso
Nestlé, a fabricante de Nescafé e Dolce Gusto, domina o mercado europeu de café em porções individuais com uma parcela de 70%, de acordo com Andreas Von Arx, analista da Helvea AG. A Nespresso cultiva uma imagem exclusiva para a marca através de anúncios como ator GeorgeClooneye butiques que oferecem salões de degustação em locais como Champs- Elysées, em Paris. Essa abordagem tem feito da Nespresso uma das marcas de maior crescimento e mais rentáveis da Nestlé.
A Nestlé parou de divulgar detalhes dos relatórios de vendas da grife em meados do ano passado devido ao “ambiente competitivo”. “A pressão tem sido crescente a partir das cápsulas compatíveis”, disse Von Arx, em um relatório em novembro.“ Com as principais patentes expirando ou sendo desafiadas nos tribunais, atualmente os principais mercados Nespresso parecem abertos para os produtores de cápsulas compatíveis”. O consultor estima que a Nespresso perdeu entre 10% e 20% do mercado para as imitações em alguns países. Em seu mais recente ano fiscal, a venda de cápsulas L'OR da D.E Master Blenders, que funcionam em máquinas Nespresso e são vendidas em toda a Europa, aumentou em €60 milhões (US$ 79 milhões), disse a empresa em agosto.Há cerca de 50 fornecedores de cápsulas em toda a Europa, disse Weening, e a Nestlé disse que há 30 só em seu país de origem, a Suíça.
As ações judiciais da Nestlé, que incluem processos em vários países europeus, até agora não impediram os rivais de vender cápsulas compatíveis. A decisão mais recente veio em abril, quando uma unidade da Nestlé perdeu uma ação de violação de patente que tentava impedir a Dualit, uma empresa do Reino Unido, de fazer cápsulas para máquinas Nespresso. “Fizemos nossa tarefa e estamos confiantes na parte legal”, disse Weening anteontem.
O preço da cápsula Mondelez, ou seus locais de venda não foram divulgados. As cápsulas Nespresso custam cerca de € 0,35por xícara. No Brasil, no site da empresa, cada cápsula é vendida a R$ 1,50 e na compra de uma máquina de café há bônus de R$ 100 para aquisição de refis.
Veículo: Brasil Econômico