Lucro da Heinz avança 11,7% e receita recua 0,7%

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O lucro líquido da fabricante americana de condimentos Heinz somou US$ 195,9 milhões no quarto trimestre do ano fiscal de 2013, encerrado em 28 de abril. Na comparação com igual período de 2012, a última linha do balanço avançou 11,7%. O resultado considerado é o atribuído aos acionistas controladores.

A receita líquida recuou 0,7% no trimestre, para US$ 2,99 bilhões. Mas o lucro bruto avançou 6,2%, ajudado por iniciativas de melhora de eficiência, e alcançou US$ 1,07 bilhão.

No Brasil a Heinz é dona da Quero Alimentos (Coniexpress), pela qual pagou R$ 1 bilhão por 80% do capital há cerca de dois anos.

Em 15 de fevereiro, a companhia anunciou sua venda para o fundo de private equity 3G Capita l, do brasileiro Jorge Paulo Lemann, e para o investidor americano Warren Buffett, por um total de US$ 28 bilhões.

Como resultado da operação, a companhia incorreu em custos gerais e administrativos de US$ 44,8 milhões, antes de impostos, relacionados com tarifas legais e contábeis no quarto trimestre fiscal. Além disso, a empresa registrou US$ 3,5 milhões, antes de impostos, em custos de produtos vendidos, relacionado ao fechamento de ativos em uma fábrica na África do Sul. Devido a desvalorização da moeda da Venezuela, o bolívar, em relação ao dólar, a Heinz teve ainda perdas cambiais de US$ 42,7 milhões no período.

No ano fiscal, encerrado em abril, a operação da fabricante de ketchup foi mais estável, com crescimento em todas as linhas do balanço. O lucro líquido atribuído aos controladores, por exemplo, subiu 9,7% e chegou a US$ 1,01 bilhão. Ao mesmo tempo, a receita teve alta de 0,2%, para US$ 11,53 bilhões.

O que sustentou o bom momento das vendas foi a presença na região que engloba Ásia e Pacífico. O faturamento desse grupo avançou 1,3%, alcançando US$ 2,53 bilhões. Nos Estados Unidos, porém, foi observada queda de 1,4%, para US$ 3,19 bilhões. Na Europa houve baixa de 3,7%, para US$ 3,31 bilhões.

A companhia garantiu os ganhos em seu resultado final principalmente com uma melhora na eficiência. O custo dos produtos vendidos foi reduzido em 2,4% e atingiu US$ 7,33 bilhões e as despesas gerais e administrativas subiram apenas 1,6%, para US$ 2,53 bilhões.

Com isso, o lucro operacional da Heinz saltou 10,6%, para US$ 1,66 bilhão no ano fiscal. O aumento na rentabilidade garantiu melhora na última linha do balanço mesmo com prejuízo 45,9% maior das operações que não serão continuadas - para US$ 74,7 milhões - e "outras despesas" de US$ 62,2 milhões no exercício, contra US$ 7,7 milhões no anterior.



Veículo: Valor Econômico


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