Varejo virtual entra na disputa pelo último clique

Leia em 2min 30s

Tecnologias como big data ampliam leque de ações de marketing e estratégias de vendas

A possibilidadede conhecer a fundo as preferências de cada cliente sempre foi o sonho de consumo de qualquervarejista.Poucoapouco, esse desejo está se tornando realidade. Diante da avalanche de dados digitais disponíveis atualmente— tendência conhecida comobigdata—, uma sériede tecnologias está permitindo que lojas virtuais extraiaminformações para alcançar esse estágio.

No mercado desde 2008, oWine. com.br, site brasileiro de comércio eletrônico especializado emvinhos finos, éumadas empresas que semovimenta nessa direção. Além da loja virtual, o site conta comummodelode assinaturas, no qual usuários cadastrados recebem sugestões de produtos e ofertas exclusivas. “Temosumrecorte de quase 40 segmentos de público e as indicações de vinhos para cada perfil de usuário é uma das questões-chave do nosso negócio”, afirmaPauloHenriqueMunhoz, gerente de criação do site.

O varejo virtualdevinhoinveste emsistemasquemonitoramasinterações dos usuários com seu site , pormeio de ferramentas instaladas nonavegadordeinternet.Essessoftwares são mais conhecidos como cookies. A partir dos dados coletados e da aplicação de softwares de algoritmo e recursos estatísticos, a lojaconsegueidentificaroscomportamentosdecompradecadacliente, que servemde base para as indicaçõespersonalizadasdeprodutos.

Estratégias semelhantes estão começando a alimentar um novo mercado,que envolvedesde aanálise de comportamento dos internautas até a publicidade on-line. Uma das vertentes em alta são os softwares que identificam quando umusuário pesquisaumdeterminado produto emumportal de comércio eletrônico e não conclui a compra. O sistema em questão é integrado a sites como o Facebook e o Google, e consegue identificar o próximo acesso desse usuário a esses endereços. O programa oferece entãoàquela loja virtual apossibilidade de publicar um anúncio exclusivo para aquele internauta, relacionadodiretamente aoproduto pesquisado anteriormente.

O processo de oferta do anúncioacontecepraticamenteemtempo real — em questão de milissegundos ou do carregamento de uma página.“Começamosa investir nesse modelo emfevereiro e já percebemos uma taxa de conversão de vendas cinco vezes maior do que nos formatos tradicionais de mídia on-line”, dizMunhoz.

A oferta de softwares para intermediar essa relação entre os anunciantes e os sites está abrindo oportunidades para empresas brasileiras, como aMelt, que tem hoje uma base ativa de 15 anunciantes. “O mercado já percebeu que comprar mídia on-line aleatoriamente não funciona mais. Hoje você precisa saber exatamente quem é o seu público e, mais importante, a hora certa de interagir com ele”, observa Guilherme Mamede, executivo-chefe da Melt. A empresa superou a receita de 2012 apenas nos três primeiros meses de 2013.

A oferta de tecnologias baseadas em informações externas é outra oportunidade que está despontando. A paulistana Bip Bop investe em softwares de inteligência artificial que coletam e analisam, por exemplo, todas as interações de um cliente em redes sociais. De posse desses dados, as lojas virtuais conseguem estabelecer correlações com seus produtos e desenvolver estratégiasmais apuradas de vendas. “Quando você aplica uma ferramenta de big data no varejo, é como se tivesse um vendedor acompanhando cada cliente”, afirma Lucas Amorim, sócio e cofundador da Bip Bop.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Eletrodomésticos inteligentes em breve no varejo

Além dos produtos de linha branca, itens relacionados ao bem estar e entretenimento são as apostas para in...

Veja mais
Cresce temor dos produtores americanos com escassez de mão de obra

Para Pat MacGuire, produtor de frutas do norte de Michigan, o símbolo mais eloquente da discussão sobre im...

Veja mais
Alimentos em baixa aliviam inflação da terceira idade

A desaceleração dos preços dos alimentos, observada entre o primeiro e o segundo trimestres deste a...

Veja mais
Produção mundial de cereais terá alta histórica

Estima-se que a produção total de cereais no mundo irá aumentar em cerca de 7% em 2013 em compara&c...

Veja mais
Algodão: Projeções baixistas

As estimativas de aumento de produção e de estoques mundiais de algodão divulgadas ontem pelo Depar...

Veja mais
Café: Dia de alta

As cotações do café subiram ontem na bolsa de Nova York diante da desvalorização do d...

Veja mais
Açucar: Grande oferta

As projeções de grande superávit global de açúcar seguem pressionando os futuros da c...

Veja mais
USDA vê estoque maior de soja em 2013/14

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou ontem sua estimativa para a produção e os e...

Veja mais
Colheita do café arábica avança para - 27% - da safra

A colheita do café arábica avançou para 27% da safra prevista para a temporada 2013/2014, apontou a...

Veja mais