Kantar World Panel mostra quem são os consumidores de massas no Brasil

Leia em 2min 30s


  Kantarmassa
   
A pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado (Abima), a Kantar World Panel analisou o comportamento do consumo de massas em mais de oito mil lares em todo o País. Uma das conclusões do estudo é que 62% do consumo de massa instantânea ou lámen é feito por famílias com crianças de até doze anos de idade. "O consumo de massa instantânea tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e hoje está presente em mais de 90% das mesas brasileiras. Atribuímos este crescimento à praticidade, que agrada principalmente aos moradores independentes e, agora, como a Kantar nos mostra, as crianças. Além disso, esse tipo de massa, mais 'mole', atende também a terceira idade, por ter a mastigação facilitada", afirma Claudio Zanão, presidente da Abima.


O estudo mostrou também que o consumo da massa instantânea é maior na Região Sul e na grande Rio de Janeiro, e quem faz a maior parte das compras são donas de casa que trabalham fora. Este dado explica porque o comprador de massa instantânea é o chamado "apressado", caracterizado por buscar praticidade nas refeições em casa.


No que se refere à massa seca, também chamada de tradicional, a pesquisa apontou que 32% dos consumidores são donas de casa com mais de 50 anos. Além disso, as vendas deste tipo estão concentradas no norte e nordeste e 40% delas são feitas pelas classes D/E, principalmente pelos compradores "observadores", que priorizam a relação custo x benefício antes de fechar uma compra.


Já a massa fresca ou refrigerada é a preferida pelos lares sem crianças, que são responsáveis por metade do consumo, e estão presentes principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. Destes consumidores, 36% pertencem às classes A e B. "O dado faz sentido se observarmos que a massa fresca tem mais valor agregado, por já vir com recheio e apelar também para a praticidade. Entretanto, as vendas entre as classes D e E também estão aumentando, como reflexo do aumento do poder aquisitivo da população brasileira", diz o presidente. A Kantar classifica esse comprador como o "experimentador", aquele que gosta de novidades.


Ainda de acordo com o estudo, 20% da população é "heavy buyer", ou seja, compram massas mais de vinte vezes por ano, contra as 14 vezes que correspondem à média. Este perfil é composto por donas de casa com mais de 50 anos e lares com cinco ou mais moradores, pertencentes às classes D/E e com crianças pré-adolescentes. "Está claro que o macarrão agrada os mais diversos públicos e é por isso que está presente em 99,6% das mesas brasileiras. Nosso desafio agora é fazer com que o consumidor diversifique sua receita, usando os mais de 40 formatos que temos disponíveis por aqui", finaliza Zanão.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABIMA

 


Veja também

Irani começa a operar em Minas

Empresa arrendou a Indústria de Papel e Papelão São Roberto, de Santa Luzia. Em meio ao baixo cresc...

Veja mais
Produção brasileira caiu, diz CNI

A indústria brasileira voltou a ter um desempenho ruim em junho, com queda na produção e no n&uacut...

Veja mais
Mercado de bebidas e alimentos kosher vai movimentar US$ 17 bilhões neste ano

Uma disputa para controlar a palavra “kosher” em endereços de internet está colocandogrupos ju...

Veja mais
Mauá tem cesta básica mais barata na região

Quem pesquisa, economiza. Essa é a regra para quem frequenta os supermercados da região. Aqueles que fazem...

Veja mais
Gargalos na fiscalização de alimentos

Legislações desatualizadas, número reduzido de fiscais e excesso de órgãos envolvidos...

Veja mais
Máquina de Vendas quer sócio antes de IPO

A Máquina de Vendas contratou na segunda-feira o banco Bradesco BBI para buscar um fundo de investimento interess...

Veja mais
Varejo e confecção crescem, mas indústria têxtil recua

O Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia têxtil somou R$ 38,3 bilhões em 2012, incluindo indústria t&...

Veja mais
Hering divide diretoria para expandir novas redes

Após cinco anos com crescimento puxado pela bandeira Hering Store, que deve encerrar 2013 com mais de 600 lojas, ...

Veja mais
Cargill ultrapassa BRF e se torna - 4ª maior exportadora

A demanda externa de grãos, principalmente soja, foi maior do que a procura por carnes nos seis primeiros meses d...

Veja mais