Philips registra avanço de 210% no lucro líquido do segundo trimestre

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A holandesa Philips - que atua na áreas de consumo, iluminação, saúde, inovação e serviços - registrou alta de 210% no lucro líquido do segundo trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado. A expansão foi impulsionada pelo crescimento de 13% no setor de consumo (eletroeletrônicos) que faturou 1,08 bilhão de euros. Já a divisão de saúde manteve o posto de maior receita da companhia com 2,36 bilhões de euros, apontando, entretanto, uma queda de 2,1% em comparação com 2012.

De acordo com os dados globais divulgados, ontem, a empresa registrou um lucro líquido de 317 milhões de euros ante 102 milhões de euros em 2012. Já a receita chegou a 5,65 bilhões de euros apontando um crescimento de 3%, na comparação com igual período do ano passado.

"Estamos satisfeitos com os resultados obtidos no segundo trimestre e com o aumento de 3% nas vendas diante de um ambiente econômico desafiador", afirmou o CEO da Philips, Frans van Houten, durante a conferência de resultados.

Sobre as projeções futuras, o executivo reforçou a preocupação com as incertezas que envolvem a economia mundial. "Para o segundo semestre do ano, ainda persistem as incertezas em relação à economia mundial, mas mantemos o compromisso de correr atrás dos objetivos estipulados", disse.

Emergentes


O relatório de resultados do segundo trimestre também ressaltou a crescente importância dos mercados emergentes para a Philips. Segundo a companhia, os países em desenvolvimento apresentaram um aumento de 10% no faturamento, enquanto a América do Norte registrou queda de 5%.

Dentro desse grupo, os melhores resultados vieram da América Latina, China e Rússia. Em relação ao Brasil, a multinacional holandesa reforçou a importância do contrato firmado para a iluminação do Estádio do Maracanã, que receberá a partida final da Copa do Mundo de 2014. A divisão de iluminação somou 2,10 bilhões nos países desenvolvidos.

A companhia também mencionou a investigação pública da qual é alvo no Brasil, devido a uma suposta formação de cartel na venda de televisões de tubo de raios catódicos. No primeiro semestre desse ano, a Philips pagou uma multa de 509 milhões de euros à Comissão Europeia, sob acusação de fixar preços com a LG durante o período de 1996-2006. Em fevereiro desse ano, a companhia apelou da decisão.



Veículo: DCI




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