Comércio eletrônico: Preços variam até 80% em até 3 dias

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Em um período de 52 horas - menos de três dias -, os preços de alguns produtos vendidos na internet, como TVs e livros podem variar até 80%. É o que revela um levantamento feito pela empresa de TI (tecnologia da informação) Sieve, nos principais sites de e-commerce do mercado brasileiro.

O levantamento mostrou, por exemplo, que, dependendo do horário da compra, um título de um livro pode custar R$ 40 ou R$ 73 FOTO: BRUNO GOMES

De acordo com a pesquisa, um modelo de TV da marca Samsung chega a oscilar 45% nesse espaço de tempo na mesma loja virtual - o equivalente a uma diferença de mais de R$ 900 para o consumidor .

Por sua vez, dependendo do horário, um título de um livro pode custar R$ 40 ou R$ 73, e um modelo de geladeira de mesma marca pode sair entre R$ 4.236 e R$ 5.399.

Foram analisados os preços de diferentes modelos em cinco categorias (TVs, geladeira, telefone celular, perfumaria e livros) em seis grandes lojas virtuais do País, entre a tarde do dia 28 de junho e a noite do dia 30 do mesmo mês.

Dentre as categorias analisadas na pesquisa, a única que não apresentou variações expressivas foi a de perfumaria.

Tendência

A oscilação nos valores dos produtos ocorre por uma série de motivos, todos relacionados ao crescimento do comércio eletrônico no país nos últimos anos.

Segundo André Massa, sócio da Sieve, o setor ganhou mais competidores e o número de produtos disponíveis na web também cresceu. Ao mesmo tempo, a popularização de sites e ferramentas de comparação de preços tornou a pesquisa de preço na internet muito mais fácil.

Com isso, precificar adequadamente seus produtos, para que os valores não estejam nem altos nem baixos demais em relação à concorrência, tornou-se tática dos varejistas para manterem a competitividade, explica.

Monitoramento

A tecnologia tem ajudado nisso. Softwares que colhem as informações de preços nos sites em tempo real ajudam as empresas no monitoramento de preços.

"Sem essas ferramentas, o tempo de resposta das empresas era muito maior. Antes, elas podiam demorar semanas, até um mês para reunir os dados e tomar a decisão de preço", diz Massa, que tem entre os clientes varejistas e fabricantes.

Segundo ele, as maiores variações de preços para produtos como eletrodomésticos costumam ocorrer na virada de sexta-feira para sábado.

Já no setor de brinquedos, diz, o intervalo do almoço, em dias de semanas, concentra as maiores oscilações.



Veículo: Diário do Nordeste


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