Levantamento mostra oscilação de valores de mercadorias em um mesmo site; analistas vê efeito da competição
Em um período de 52 horas, os preços de alguns produtos vendidos na internet, como geladeira, TVs e livros, podem variar até 80%.
É o que mostram dados levantados pela empresa de tecnologia da informação Sieve, a pedido da Folha, nos principais sites de e-commerce do mercado brasileiro.
Segundo a pesquisa, em menos de três dias, uma TV Samsung chega a oscilar 45% na mesma loja virtual.
Foram analisados os preços de diferentes modelos em cinco categorias (TVs, geladeira, telefone celular, perfumaria e livros) em seis grandes lojas virtuais do país.
A oscilação dos valores ocorre por uma série de motivos, todos relacionados ao crescimento do comércio eletrônico no país.
Segundo André Massa, sócio da Sieve, o setor ganhou mais competidores e o número de produtos disponíveis na web também cresceu. Ao mesmo tempo, a popularização de sites e de ferramentas de comparação de preços tornou a pesquisa de preço na internet muito mais fácil.
Com isso, precificar adequadamente seus produtos, com a ajuda da tecnologia --para que os valores não estejam nem altos nem baixos demais em relação aos da concorrência--, tornou-se tática das varejistas para se manter competitivas, diz Massa.
Veículo: Folha S. Paulo