O café Canecão, com sede em Campinas prevê comercializar em 2013 3,2 milhões de quilos de café com um faturamento previsto de R$ 36 milhões. Em 2012 a empresa comercializou 2,65 milhões de quilos de café e chegou a um faturamento de R$ 30 milhões. Desde 2010, o Café Canecão passou a investir na loja virtual. Para o diretor comercial do Café Canecão, Natal Martins, o brasileiro compra muito pela Internet. "O brasileiro compra muito bens duráveis como eletrodomésticos, computadores, CDs e livros, mas produtos de consumo como café e alimentos é uma coisa nova, então a gente tem que aprender com esse público para estimulá-lo a comprar na loja virtual. Isso tem sido para nós um aprendizado muito forte", diz.
Promoções
Para Natal Martins, uma solução que vem dando certo é a venda com promoções e com distribuição de brindes. É uma forma muito forte de interação com o cliente. "A loja não se paga, mas a nossa marca está sempre presente. Não podemos esquecer que o nosso merchandising está sendo feito. Acreditamos que para o final de 2019 ou 2020 a nossa loja vai estar consolidada com um faturamento anual muito interessante", diz.
Um levantamento feito pelo Café Canecão em sua loja virtual mostra que a maioria dos compradores pertence ao sexo masculino. "Esse é um dado muito interessante, mas não se pode esquecer que precisamos procurar o público feminino também. De alguma forma, a nossa comunicação tem que ser forte também com esse público, para que as mulheres, que é quem decide a compra, também desenvolvam o hábito de comprar pela internet", avalia.
Em 2011 o público feminino respondia por 37,5% das compras feitas na loja virtual, enquanto o masculino era de 62,5%. Em 2012 o público feminino passou para 40,63% e o masculino de 59,38%. Em 2013, até o dia 10 de julho, o público feminino respondia por 37,5% e o masculino, 62,5%. Natal Martins conta que quando foi lançada a loja virtual o objetivo era de atender pequenas pessoas jurídicas como clínicas médicas e dentárias, escritórios de advocacia, no entanto, a maioria que compra pela Internet são pessoas físicas.
Em 2011 o percentual de pessoas físicas era de 61,54% e de jurídicas, de 38,46%. Em 2012 esses percentuais passaram para 72,73% e 27,27%, respectivamente. Neste ano até o dia 10 de julho o percentual de pessoas físicas está em 82,76% e o de pessoas jurídicas em 17,24%. Outro ponto importante do levantamento se refere à faixa etária dos consumidores. O público de 18 a 27 anos que comprava pela loja virtual em 2011 correspondia a 12,5%. De 28 anos a 37 anos era de 25%. De 38 a 47 anos , o percentual era de 18,75%. Já o público de 48 a 57 anos era de 25% e acima de 58 anos de 18,75%. No ano passado houve uma redução do público de 18 a 27 anos para 3,13%. Já os consumidores de 28 a 37 anos também caíram para 15,63%. De 38 a 47 anos houve crescimento para 28,13%. O público de 48 anos a 57 anos saltou para 40,63% e o público acima de 57 anos caiu para 12,5%. Em 2013 até o dia 10 de julho o índice de faixas etárias nas compras pela internet apresentou um certo equilíbrio. Para a faixa etária de 18 a 27 anos o percentual está em 16,67%. O mesmo percentual para a faixa etária de 28 a 37 anos. As faixas etárias de 38 a 47 anos e acima de 58 anos ficaram em 25% cada uma. Já a faixa de 48 anos a 57 anos está em 16,67%. O diretor comercial do café Canecão, Natal Martins, acredita que seja uma tendência um aumento de público com uma idade mais elevada pela internet, pois é um público que possui mais tempo para pesquisar na internet. "Muitos deles são aposentados, então tem como estar procurando alternativas. A nossa loja é muito interessante em alguns produtos. Nós temos promoções semanais com 20% de desconto no produto, portanto quem está atento às nossas promoções compra muito e com muita vantagem", diz.
Natal Martins estima para 2013 que a loja virtual deva faturar R$ 34,3 mil. Para 2014 , a projeção é que a loja atinja um faturamento de R$ 68,6 mil. Para 2019, a perspectiva é que a loja virtual do Café Canecão chegue a um faturamento de R$ 694,57 mil.
Veículo: DCI