O preço da laranja-pêra teve uma valorização de 11% na semana no Estado de São Paulo, maior produtor de citros do País. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a demanda seguiu firme no mercado da fruta in natura.
Na parcial da semana, a laranja-pêra teve média de preço de R$ 7,23 a caixa de 40,8 quilos, na árvore. O valor é 11,4% maior que o da média da semana anterior.
Segundo colaboradores do Cepea, mesmo com o clima frio nas regiões produtoras, a oferta de frutas de qualidade está aquecendo as vendas. Além disso, a indústria, que vinha vendendo sua fruta in natura no mercado de mesa, parou a oferta nesta semana. Com isso, compradores passaram a adquirir a laranja direto de produtores.
No mercado nacional de lima ácida tahiti, a demanda começou a diminuir, já que compradores têm sentido dificuldade em repassar os altos preços da fruta.
Mesmo assim, as cotações seguem aumentando a cada semana, sustentadas pela baixa oferta da fruta do período.
Na parcial da semana, a laranja tahiti tem média de R$ 40,93 a caixa de 27 quilos, colhida, aumento de 26% em relação ao valor médio da semana passada.
Veículo: DCI