A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e o desempenho positivo da Seleção Brasileira nos últimos meses empolgam tanto os torcedores como os varejistas. Após 2,3 milhões de ingressos serem requisitados no site da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) em apenas 24 horas, players de artigos esportivos preparam ações especiais para o evento.
Segundo o gerente de assuntos corporativos da Netshoes, Renato Mendes, as expectativas do e-commerce de artigos esportivos são otimistas. "A estimativa é um crescimento na casa de dois dígitos e um aumento superior a 80% na categoria futebol, ainda mais pela impulsão pós-conquista da Copa das Confederações, que resgatou a confiança do torcedor brasileiro".
Mendes aponta que o player fará ações de marketing voltadas para os brasileiros e também para turistas estrangeiros. "Nossa loja já está sendo adaptada para atender cartões internacionais, e vamos fazer ações especiais em pontos estratégicos."
Nesta semana, em um evento na cidade de São Paulo (SP), o presidente da Netshoes, Márcio Kumruian, deu alguns exemplos do que pode ser feito para a Copa do Mundo. "Faremos entrega expressa em até quatro horas nas cidades com jogos, vamos fazer algumas surpresas em hotéis e outras brincadeiras", revela o executivo.
A empresa, que recebe 15 milhões de visitantes por mês, prevê três picos de venda, segundo o gerente Renato Mendes. "O primeiro é com o lançamento de produtos como camisas das seleções, bola da Copa e outros; o segundo é após as convocações, em que as torcidas poderão até personalizar as camisas com nome e número do jogador preferido; e a proximidade do evento será o terceiro momento." Os lançamentos da camisa oficial do Brasil e da bola ocorrem em dezembro. Já a convocação costuma acontecer dois meses antes da competição, como em 2010, quando ocorreu em maio.
Uma das apostas da rede Bayard Esportes é a Brazuca, bola oficial do evento, confeccionada pela Adidas. "Temos 40 mil bolas compradas, de todas as cinco versões (que variam de preço, material e tamanho) para atender a demanda das 12 lojas. Estimamos que as vendas desse produto sejam o dobro do observado na Copa da África de 2010, e contamos com giro nas lojas, pois o abastecimento é semanal", afirma o sócio-diretor da Bayard, Renato Zimmermann.
O player espera um incremento de 50% nos produtos da categoria Futebol. "A Copa das Confederações já foi o aperitivo, e as expectativas são muito melhores para o ano que vem", relata Zimmermann. A Bayard também tera ações como campanhas de sorteio de ingressos para jogos em parceria com a adidas.
Outros públicos
A Esportiva também está otimista para a Copa do Mundo de 2014, e diversifica seu público-alvo para incrementar suas vendas. "Estamos falando com muitas empresas que farão iniciativas de relacionamentos com clientes e colaboradores. A grande maioria já está fazendo reservas de produtos relacionados à Copa", afirma o diretor comercial do player, Paulo Duarte.
Para o executivo, além de atender o mercado corporativo, o varejo também deve ter forte alta nas vendas, ainda mais pelo fato da competição ocorrer no País.
"A Copa das Confederações já mostrou grandes resultados e certamente a Copa do Mundo trará resultados muito positivos", afirma Duarte. "Historicamente, no primeiro semestre do ano de Copa do Mundo nós crescemos 20% ante o semestre anterior, mas acreditamos que pelo fato do Brasil ser sede esse crescimento supere 40%."
A Esportiva possui 12 lojas, distribuídas nas cidades de Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), no litoral e no interior paulista e em Brasília (DF). A empresa também administra a loja oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras, localizada dentro do clube, além de seis operações Nike Store. Entre os produtos que devem ser mais procurados pelos clientes para a Copa do Mundo, estão a camisa oficial da seleção brasileira, da Nike, cujo preço pode atingir até R$ 300; e a bola oficial do evento, da Adidas, que custou R$ 350 em 2010.
O e-commerce de moda Dafiti, que comercializa moda em geral, calçados e acessórios também prevê crescimento nos produtos relacionados a futebol. "Para o segmento esportivo, eventos como este no Brasil são muito importantes", relata o gerente da área de compras da Dafiti Sports, Márcio Feijó. "Os produtos temáticos da Copa do Mundo (licenciados da FIFA) e a camiseta da Seleção Brasileira estão tendo excelente saída, superando nossas expectativas. Estimamos que a categoria futebol cresça em torno de três vezes em relação a períodos normais", conclui Feijó.
Veículo: DCI