Safra mineira foi reduzida em 1,3%

Leia em 2min 30s

Migração do milho para a soja fez com que a produtividade média do Estado diminuísse 3,7% neste ano.

O 12º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2012/13, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou que a safra mineira no ano agrícola atual foi reduzida em 1,3%. Ao todo foram produzidas no Estado 12,05 milhões de toneladas, frente às 12,2 milhões de toneladas colhidas anteriormente. A migração de produtores de culturas com rendimento maior - como a do milho - para a soja fez com que a produtividade média do Estado fosse reduzida em 3,7%.

De acordo com dados da Conab, ao longo da safra 2012/13, o melhor desempenho foi observado na cultura da soja, que em Minas Gerais foi ampliada em 10,3%, com produção de 3,37 milhões de toneladas. O rendimento médio ficou em 3 toneladas por hectare, o que significou uma expansão de 0,8%. A área destinada ao cultivo totalizou 1,12 milhão de hectares, aumento de 9,5% sobre 1 milhão de hectares utilizados na safra passada.

A alta na produção está diretamente ligada aos bons preços praticados no mercado e à maior liquidez da oleaginosa, com isso produtores que antes investiam no milho e feijão migraram para o produto.

No caso do milho, a safra total do Estado ficou em 7,45 milhões de toneladas, queda de 4,5% frente à produção de 7,8 milhões de toneladas geradas na safra anterior. A produtividade média da lavoura recuou 1,2%, com rendimento de 5,8 toneladas por hectare. A área de cultivo, 1,28 milhão de hectares, foi reduzida em 3,4%.

Com os preços pagos pela soja e o milho mais lucrativos que os praticados na cultura do feijão, a produção total do grão foi reduzida em 14,9%, totalizando 564,8 mil toneladas do produto. No período produtivo a área ocupada ficou 0,6% menor, alcançando 419,7 mil hectares. A produtividade ficou em 1,3 tonelada por hectare, queda de 14,4%.

Na primeira safra de feijão a queda na produção chegou a 30%, com 152,7 mil toneladas produzidas. Na segunda, a produção foi de 194,9 mil toneladas, recuo de 15,2%.

De acordo com a Conab, ao longo do plantio da segunda e da última safra de feijão do ano. nem mesmo os preços elevados no mercado e as condições climáticas favoráveis foram atrativos suficientes para estimular o crescimento da área de plantio do feijão. A redução pode ser atribuída aos problemas relacionados ao controle da mosca branca, difícil e oneroso, e as condições climáticas favoráveis ao plantio do milho segunda safra que se apresentou como uma boa alternativa de uso do solo no período.

A colheita da última safra já foi concluída, e a produção registrou queda na produtividade média de 9,2%, estimada em 1,317 toneladas por hectare. A redução foi atribuída à falta de chuvas nos meses de abril e maio, principalmente para as lavouras plantadas mais tardiamente, e que se encontravam entre as fases de desenvolvimento. A queda na produção deverá ser de 15,2%, comparativamente à safra anterior, totalizando 194,9 mil toneladas.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Conab espera safra de 3,56 milhões de toneladas de feijão e queda de preços do produto

A produção de feijão no país deverá chegar a 3,56 milhões de toneladas na safr...

Veja mais
Safra gaúcha faz diferença na balança

Com os números do PIB do segundo trimestre divulgados, ficou escancarado o peso da produção agropec...

Veja mais
Perfil do consumidor de café tem mudanças

Brasileiro prefere o arábica, em vários países o robusta ganha espaço.O mercado consumidor d...

Veja mais
Relevância gaúcha cai em ranking

Tendência dos últimos anos, Rio Grande do Sul viu grupos empresariais do Paraná ampliarem a vantagem...

Veja mais
Alimentos desperdiçados causam prejuízos de US$ 750 bi por ano

Desperdícios com alimentos no mundo podem causar cerca de US$ 750 bilhões anuais de prejuízos. Rela...

Veja mais
Ritmo de vendas cai no mercado interno

As negociações do algodão em pluma estão em baixa nas últimas semanas no mercado inte...

Veja mais
Empresas de SC lideram ranking

Estado amplia presença em levantamento das 500 maiores companhias da região Sul, refletindo economia diver...

Veja mais
Preços de genéricos variam até 1.132%

Os preços dos medicamentos genéricos podem variar até 1.132% em pesquisa realizada em São Pa...

Veja mais
Sucroalcooleiro beneficiado

MP 615 vai auxiliar afetados pela seca na safra 2011/12.O plenário do Senado aprovou ontem a Medida Provisó...

Veja mais