Estado amplia presença em levantamento das 500 maiores companhias da região Sul, refletindo economia diversificada
Nem só de belas praias e alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) vive Santa Catarina. Das 500 maiores empresas da região Sul listadas pela Revista Amanhã, o Estado é o que mais tem companhias de grande porte em uma cidade que não seja a Capital: são 18 em Joinville, contra 17 em Florianópolis.
A liderança em número de empresas listadas, no entanto, continua com o Rio Grande do Sul, que contabiliza 201 empresas, contra 202 no levantamento anterior. De acordo com a pesquisa, realizada em parceria com a consultoria PwC, assim como o RS, o Paraná viu diminuir o número de companhias no ranking, de 179 para 175, espaço ocupado por Santa Catarina, que ampliou a presença de 119 para 124 nesta edição. Segundo a publicação, os bons indicadores catarinenses são reflexo “de uma economia diversificada e, principalmente, interiorizada”.
Estado apresentou resultado mais expressivo
Embora conte com grandes companhias ligadas ao agronegócio – como Bunge, Aurora e BRF –, o Estado também se destaca por abrigar grupos globais nos setores metal-mecânico, têxtil e portuário, entre outros. E como foram os bens de consumo que se destacaram em 2012 devido ao aumento do poder de consumo da população, Santa Catarina foi o Estado que exibiu o desempenho mais expressivo da região Sul do país.
A soma do Valor Ponderado de Grandeza (ou VPG, como é conhecido o principal indicador do ranking) apresentou um salto de 21,2% em relação a 2011, chegando a R$ 86,7 bilhões – o maior registrado nos três Estados da região. No mesmo período, a receita bruta cresceu 25,3%.
Para 2013 os resultados prometem ser melhores. Mesmo com a ameaça de inflação e o aumento dos juros, a produção industrial do Estado encolheu apenas 0,5% no primeiro trimestre.
Veículo: Diário Catarinense